Cultura Destaques Estrela

Estrela tem Carnaval de Rua neste sábado com desfile de escolas no calçadão

Renascer do Samba, de Estrela, e Muleke Atrevido, de Encantado, fazem a festa a partir das 20h   
 
Carros alegóricos da Renascer do Samba são preparados para o desfile

O calçadão da Rua Fernando Abott, no centro de Estrela, vai se transformar na passarela do samba neste sábado16 de março. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), nesta data será realizado o tradicional Carnaval de Rua. O evento começa às 20h, com desfile a partir da esquina com a Rua Marechal Floriano. Vão participar a Escola Renascer do Samba, de Estrela, promotora do evento, e a Escola de Samba Muleke Atrevido, de Encantado.

O desfile será aberto pela Corte do Carnaval, formada  por Tabada Lauhana da Silva Cardoso (Rainha Mirim); Eloísa da Silva Oliveira (Rainha Adolescente); Ketlin de Azeredo Ribeiro (Rainha Adulta) e Fernanda Cardoso (Rainha da Diversidade). 
Presidida por Ataíde Boa Vista (Sagu), a Renascer do Samba traz para este ano o enredo “A história da escadaria e as estátuas de Adão e Eva”. Conforme a carnavalesca Adriana da Silva Vidal, a escola vem para o desfile com 120 componentes, divididos em sete alas, e vai contar a história da escadaria – hoje um dos pontos turísticos mais visitados do município – e das duas estátuas, que representam a indústria e comércio. “Quem for assistir verá um belo espetáculo, com muita cor e brilho e, principalmente, muito samba no pé”, garante a carnavalesca. No primeiro ano como escola – até 2018 era somente um bloco – a Renascer do Samba terá também dois carros alegóricos. 
Fundada por um grupo de amigos em 2014, a Escola de Samba Muleke Atrevido, de Encantado, conta com 120 componentes,  e traz para este Carnaval o samba-enredo “Os filhos abandonados pela Pátria que os pariu, monstro é aquele que não sabe amar”, que será apresentado em oito alas. Nas cores azul, amarelo e branco, seu lema é “Vaso ruim não quebra. Quem gosta de nós somos nós mesmos. Quem foi que falou que não sou um muleke atrevido?” O presidente Paulo Cezar Dutra Menezes conta que uma das atrações é a “Jubiraca do Vô Beto”, que virá com o destaque Leila Menezes. 
Conforme o secretário de Cultura Marcelo Braun, é grande a expectativa em relação ao evento, que promete, assim como nos anos anteriores, levar um grande público ao calçadão da Rua Fernando Abott. A equipe da Secultur, junto com a escola Renascer do Samba, está trabalhando na decoração dos carros e também para o calçadão. “Queremos convidar a população de Estrela e da região para brincar o Carnaval conosco”, frisa o secretário. 
Nesta quinta-feira (14.03), uma roda de samba no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann fará o “esquenta” para o Carnaval. Com participação da Renascer do Samba, o evento se inicia às 19h. 
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela