Meio Ambiente Educação Destaques Estrela

Estrela tem semana de conscientização sobre a água

Semana foca na preservação dos recursos hídricos, como o Rio Taqquari

Atividades organizadas pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho ocorrem de 1º a 5 de outubro

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, vai realizar uma série de atividades em comemoração à XXVI Semana Interamericana, XIX Semana Estadual e Semana Municipal da Água, em Estrela, que ocorre entre os dias 1º e 5 de outubro. Segundo a coordenadora da Sala Verde, Regiane Mallmann, é preciso sempre ressaltar a importância dos recursos hídricos, principalmente porque a região é banhada pelo Rio Taquari, que pertence à Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. “A comunidade precisa estar voltada para a questão ambiental de preservação, principalmente quanto ao consumo consciente e economia de água”, alerta.

A programação se inicia em 1º de outubro, com palestras sobre o reaproveitamento da água com o engenheiro agrícola Arly Wolken, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Às 9h será na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos e às 14h na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela. No dia 3 haverá atividades na escadaria do Rio Taquari com os agentes mirins de Educação Ambiental, pelas educadoras da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Às 9h participam os agentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, do Distrito de Delfina, e às 14h os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo J. Diel, de Linha Lenz.

No dia 5 de outubro ocorre mais uma edição do Dia “D”, para o descarte de equipamentos eletrônicos, recolhimento de lâmpadas e medicamentos, que necessitam de destinação específica. Em relação às lâmpadas, cada pessoa poderá entregar até cinco unidades, devendo informar seu CPF. A ação, que tem apoio das empresas Recilux e Adonai, será realizada no calçadão da Rua Fernando Abott, das 8h às 11h30min. O objetivo desta iniciativa é dar destino correto aos materiais, evitando danos ao meio ambiente.

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/arquivo
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela