Iniciativa Destaques Estrela

Estrela terá Caminhada pela Vida pró-Instituto do Câncer Infantil

Evento ocorre no dia 29 de novembro e toda a renda arrecadada ajudará no tratamento de crianças com câncer no RS; comercialização de camisetas inicia na próxima terça-feira (16)

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza no próximo dia 29 de novembro a 4ª edição da Caminhada Pela Vida. O evento realizado em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela ocorre em benefício do Instituto do Câncer Infantil (ICI), que comemora 30 anos de atuação no Rio Grande do Sul.

A titular da Secel, Carine Schwingel, explica que a caminhada é um ato de amor e caridade para com as crianças que passam pelo tratamento do câncer. “O Instituto do Câncer Infantil é uma organização que sobrevive de doações e o nosso papel, enquanto poder público e promotores da saúde por meio do esporte, é criar eventos como este para arrecadar recursos para ajudar a causa”, explica.

De acordo com o coordenador de Esportes da Secel, Júlio Saldanha, a 4ª edição da Caminhada Pela Vida deverá ser um grande evento esportivo, capaz de reunir pessoas de todas as idades. “Será uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Queremos aproveitar que tudo já estará decorado para o Natal e vivenciar este clima, aliando o esporte, a saúde e o espírito de solidariedade da época”, complementa o coordenador.

Camisetas

A Caminhada Pela Vida está marcada para o dia 29 de novembro, a partir das 19h30min, com saída do Parque Municipal Princesa do Vale. Não é necessário fazer inscrição para participar. Para contribuir com o Instituto do Câncer Infantil, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela está comercializando camisetas, no valor de R$ 30,00. Toda a renda revertida com a venda das peças será repassada ao ICI. A comercialização iniciará na terça-feira (16).

Três décadas de cuidado com os baixinhos

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil já atendeu a mais três mil crianças nestes 30 anos de história. O estrelense Germano Chofer é voluntário e embaixador do ICI em Estrela. Há 25 anos ele foi paciente do Instituto do Câncer Infantil e sabe na ponta da língua como é importante o trabalho da instituição no Rio Grande do Sul. “Segundo dados do Ministério da Saúde, a previsão é que em 2022 cerca de 450 crianças sejam diagnosticadas com câncer em nosso Estado. Esta é a doença que mais mata na faixa etária de zero aos 19 anos no Rio Grande do Sul”, revela.

Atualmente, 330 crianças estão em tratamento no ICI, que sobrevive por meio de doações, como as que são esperadas com a venda de camisetas para a Caminhada Pela Vida de Estrela. “O Instituto é uma ONG, portanto, não tem renda. Tudo que é usado para custear o tratamento vem de doações de empresas, de pessoas, ou de ações como esta”, diz Chofer.

Antes da pandemia da Covid-19, todos os anos eram realizadas caminhadas e eventos semelhantes ao de Estrela. No entanto, para este ano, não haverá nenhuma ação semelhante na Capital.