Saúde Destaques Estrela

Estrela terá nova etapa dupla de vacinação

Depois de alcançar novas e consideráveis marcas na última semana, campanha estrelense de imunização abre nova faixa etária para primeira dose e dá nova oportunidade a atrasados com a dose complementar

Depois de realizar etapa dupla de vacinação no último sábado (07), fechando uma semana intensa de combate à pandemia do Coronavírus e alcançando significativas marcas, o Governo de Estrela abrirá nova sequência de vacinação com outra etapa dupla. Nesta terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programa pela manhã a aplicação da primeira dose (D1) para nova faixa etária do público em geral: 25 anos ou mais. E à tarde dará nova oportunidade da segunda dose/complementar (D2) a quem está em atraso. Outras sessões estão confirmadas para quarta (11) e quinta-feira (12) e poderão seguir até o final de semana.

No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fechou a série de quatro etapas seguidas de imunização, então com a aplicação da D2 ao grupo dos profissionais da educação. Ao todo foram 668 doses aplicadas. Com tais números, Estrela superou a barreira das dez mil (10.488) pessoas imunizadas por completo, ou cerca de 39% do público-alvo. No total, o município já ultrapassou a barreira dos 20 mil vacinados contra a doença (20.243), o que significa 75% do público-alvo (26,9 mil).

25 anos ou mais

Nesta terça-feira (10) pela manhã, das 8h às 12h, no Parque Princesa do Vale, será realizada nova etapa de D1 visando a imunização do público em geral, mas desta vez já abrangendo pessoas com 25 anos ou mais, além de comorbidades. Será utilizado os modelos drive thru e pedestres. Entre as exigências aos presentes está o uso de máscaras, a posse de documento oficial e comprovante de residência. A arrecadação de roupas e alimentos por voluntários do Lions segue sendo executada.

Na parte da tarde será dada oportunidade de os estrelenses que estão com a D2 da CoronaVac em atraso (deveriam realizar a D2 até este dia 10 ou antes) completarem a imunização. Mas esta etapa ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central, das 13h às 16h.

Antecipação

Na quarta-feira (11) ocorrerá nova sessão para antecipação da D2. Poderão completar o ciclo de imunização todos aqueles vacinados com o imunizante da AstraZeneca no dia 01/06 e que tinham a D2 agendada para 24/08. A etapa ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. Necessário levar a caderneta cedida na ocasião da D1 e documento de identidade.

Gestantes, puérperas e lactantes

Na quinta-feira (12) a etapa visará a D2 de gestantes, lactantes e puérperas, vacinadas com a D1 da AstraZeneca e que estão em atraso. Isto ocorrerá a partir da Intercambialidade de Imunizantes permitida agora pelo Ministério da Saúde a estes grupos, o que possibilita a D2 de uma outra variedade de vacina. A etapa ocorrerá na UBS Central, das 8h às 11h.

Etapas extras

A realização de etapas na sexta-feira (13) ou sábado (14) dependerá da procura da população nas demais sessões da semana, como também da chegada de novas doses e respectivos imunizantes, como forma de distribuição das necessidades. Mais informações pelo Whats do telefone 991279045.