Esporte Destaques Estrela

Estrela vira sinônimo de velocidade e adrenalina sobre rodas

Foram seis categorias, algumas decididas nos detalhes

Sinuoso circuito do Stone Garden Downhill, montado em bairro estrelense, desafiou mais de 60 competidores em descida de 400 metros

As ladeiras do Loteamento Jardim das Pedras voltaram a ser fonte de adrenalina neste domingo (13). Mas desta vez, as vias do Bairro Cristo Rei ganharam, com o Stone Garden Downhill, dimensões diferentes e ainda maiores quando o assunto é emoção sobre pequenas rodas. A promoção da 2P Downhill, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), reuniu mais de 60 competidores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que ao longo do dia desafiaram, em alta velocidade, o circuito de mais de 400 metros.

O nome “Garden” fez referência ao Loteamento Jardim das Pedras, conhecido por ser sede de eventos que incentivam pessoas de todas as idades a descerem, sobre os mais diversos carrinhos e skates, uma de suas ladeiras. Neste domingo o circuito teve suas características adaptadas e ampliadas para servirem de palco para disputa ainda mais intensa quando o assunto é velocidade sobre rodas aliada à competitividade. Ganhou algumas retas e curvas, totalizando quatro cada, com largada do ponto local mais alto, na Rua das Esmeraldas, e chegada ao fim da Rua Mathias Ruschel Sobrinho. Foi neste percurso que alguns atletas chegaram a até 70km/h, confirmando as expectativas. As condições climáticas foram outros desafios a serem superados por atletas, organizadores e torcedores. Estes procuraram as sombras para conferir mais de perto os “pegas”.

Foram disputadas seis categorias: open, master, feminino, amador, luge e iniciante. Entre os competidores, atletas anfitriões, também de Teutônia e outros municípios do Vale do Taquari; de demais cidades gaúchas como Porto Alegre, São Leopoldo, Gravataí, Bento Gonçalves, Guaíba, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e alguns catarinenses de Balneário Camboriú e Florianópolis. Os campeões: William Rubim (open), Jeremias Gasparotto (amador), Silvio Trevisan (master), Vitoria Mallmann (feminino), João Vitor Belusso (iniciante), Igor Arnhold Gonçalves (luge). A etapa foi seletiva à final do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de novembro em Monte Alegre do Sul, em São Paulo.

“Brindamos os estrelenses e pessoas de outras cidades com mais uma modalidade que alia diversão com velocidade e emoção. Mas está com um caráter de maior profissionalismo e maior nível técnico, onde a meta é sim chegar na frente de outros e o mais rápido possível”, avalia o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira. Os organizadores já estudam novas ideias para a segunda edição, como dividir o evento em dois dias ou mesmo realizar uma etapa que abranja também a parte noturna do dia. Mais informações pela fanpage do evento (https://www.facebook.com/events/1342016469287583/) e pelos telefone 99950-8164 e 99784-3071.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela