Iniciativa Destaques Estrela

Estrela volta a tomar posse de área da antiga Polar

Governo Municipal oficializou a retomada do prédio que será voltado ao desenvolvimento cultural e econômico. Ato marcou também a entrega do prêmio Trajetórias Culturais

Em 13 de novembro de 2018, era oficializada a cedência de área de parte do imóvel do antigo prédio da Polar, então pertencente ao município de Estrela, para o foro da Comarca local. Diante da ausência de prosseguimento da iniciativa por parte do então beneficiado, e a declarada falta de interesse em seu objetivo inicial, a Administração Municipal demonstrou foco em sua retomada. Pois nesta sexta-feira, 18 de junho, em ato realizado na sede da Administração Municipal, o Governo de Estrela assinou a histórica revogação da Lei número 7.127, com a qual voltou a tomar posse do valorizado espaço, que entre outros objetivos terá a fomentação e o desenvolvimento da cultura local e econômico.

O ato foi realizado ao final da tarde, na presença do prefeito Elmar Schneider; do vice João Carlos Schäfer; o Presidente da Câmara Municipal de Estrela, Ernani de Castro; Hélio Musskopf, prefeito entre 1977 e 1982 o arquiteto Lucas Kirschner, representante do Grupo Rua da Praia, vereadores e secretários municipais, além de outras autoridades e convidados, que estavam já presentes também para a entrega do prêmio Trajetórias Culturais.

O prefeito Elmar Schneider sentenciou. “Estamos juntos nesta caminhada para tornar o espaço da Polar um local de rico potencial cultural, econômico, educacional, gastronômico, esportivo, enfim”, frisou. “Neste momento anormal que passa o mundo, quando todos pensavam que podiam fazer o que bem entendiam, Deus deu um recado a todos e nos colocou em um mesmo patamar. Calma, vamos olhar ao nosso lado, pois um precisa do outro. Então a marca do nosso governo diz o seguinte: nossa terra, nossos caminhos. É nossa terra, da gente, mas juntos queremos, precisamos e juntos vamos construir novos caminhos, pois cada um tem a acrescentar um pouco com suas experiência, ideias, forças. E neste sentido, com essa colaboração, posso afirmar que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, pois Estrela tem muito potencial”, salientou.

Trajetórias Culturais

Para a entrega do prêmio Trajetórias Culturais, estavam presentes também o arquiteto e representante do Grupo Rua da Praia, Lucas Kirchner; a historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, Cristiane Schneider; Dolores Müssnich, representando o grupo Arte na Escadaria; e Sérgio Bruxel, representando a Associação Amor Centro de Estrela. A titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, fez a entrega da lembrança a todos os contemplados. “Estrela se diferencia do resto do Estado por causa da sua cultura, e ela se faz por vocês, hoje aqui homenageados e reconhecidos justamente por um prêmio estadual”, diz. “Lembro quando na primeira semana de governo, o prefeito Schneider nos chamou e deu a missão de termos nosso Memorial de Estrela, e nos deu também data para isso. Pois hoje já contamos com ele nos servindo. Um incentivo e exemplo para tudo o que ainda projetamos”, projetou.

Contemplados – Trajetórias Culturais

1 – Artesã Anita Simone Stamm Wolker, vencedora na categoria Artesanato
2 – Cantora e compositora Clari Marcon, conhecida como Clary Costa, na categoria Música
3 – Também na categoria Música, Conrado Schwambach
4 – Na categoria Artesanato, Daniela Hoffmann Mezzacasa
5 – Na categoria Música, Ermindio Nunes Soares
6 – Na categoria Memória e Patrimônio, Éverton Luís Gregory
7 – Na categoria Música, Leonardo Augusto Sulzbach
8 – Categoria Cultura Viva, Salete Carvalho
9 – Categoria Artes Visuais, Sérgio José Werle
10 – Categoria Culturas Populares, Silda Rodrigues Prates
11 – Categoria Dança, Taís Mello dos Santos