Arte Natal RS RSS Destaques Estrela

Estrelart faz balanço positivo da 25ª Feira do Artesanato de Natal

Clientes puderam conferir produtos de mais de 40 artesãos de diversos municípios (Foto: André Silva/Prefeitura de Estrela)

O salão social da Soges foi ponto de encontro de dezenas de artesãos e centenas de clientes ao longo de todo o final de semana. O local foi uma das novidades da edição 2018 da 25ª Feira do Artesanato de Natal de Estrela, ocorrida de sexta-feira a domingo. O evento promovido pela Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), recebeu bom número de visitantes e teve comercialização de produtos considerada positiva segundo avaliação inicial.

Quem foi até a Rua Tiradentes, 318, teve à disposição uma vasta gama de produtos relacionados ao Natal, como guirlandas, enfeites de mesa, árvores de Nata e Papais Noeis, como também outros artigos diversos de decoração não ligados à data. Eram peças e obras de mais de 40 artesãos, tanto locais e de cidades como Lajeado, Venâncio Aires, Triunfo, Teutônia, Porto Alegre e Eldorado do Sul. Para a presidente da Estrelart, Simone Wolker, o resultado foi positivo. “Ainda vamos realizar uma avaliação mais concreta, com a presença de nossos artesãos filiados, mas o que já tivemos de retorno por parte deles e também dos clientes, é que as pessoas permaneceram maior tempo na feira, e sendo assim, tiveram mais tempo de olhar, e com isso escolher e comprar produtos”, revela ela. “Para isso, neste forte calor, colaborou e muito o local, climatizado”, diz.

Segundo a presidente, o fato de a feira ter sido antecipada para o início de novembro e outras inovações também colaboraram neste sentido. “Muito do que foi consumido agora é aquilo que é utilizado nas decorações de Natal das famílias ou para presentear na data, algo que é feito com certa antecedência por todos. São muitas as famílias que já estão enfeitando os seus lares”, explica.” Também contribuíram para o sucesso o espaço que criamos para as crianças, que se divertiam enquanto os pais olhavam os estandes, e a vasta programação cultural que tivemos ao longo da feira, com música ao vivo. Foram muitas as pessoas que foram até o local prestigiar os artistas, entre eles Conrado Vier, Doga Daroit, Clairton Carvalho e os Grupos Folclóricos de Estrela, e que acabaram se tornando clientes.” Sueli Oliveira Pacheco, de Taquari, foi a vencedora da cesta de Natal sorteada entre os clientes, já retirada pelo familiar Cristiano Daroit. A Estrelart voltará a expor produtos em dezembro no espaço que será destinado à associação no Parque Princesa do Vale durante a programação do Natal em Estrela. Mais informações na Secultur pelo telefone 3981-1122.

Texto: Ascom Estrela