RS Educação RSS Destaques

Estudante gaúcha conquista 1º lugar em feira de ciências na China

Vitória Müller Gerst, de 18 anos, foi a única representante brasileira na feira de ciências - Foto: Luis Eduardo Selbach/ Fundação Liberato Salzano)
Vitória Müller Gerst, de 18 anos, foi a única representante brasileira na feira de ciências (Foto: Luis Eduardo Selbach/ Fundação Liberato Salzano)

A jovem pesquisadora Vitória Müller Gerst, única representante brasileira na feira de ciências, conquistou o 1º lugar na categoria Projetos Internacionais no China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2016). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (17), em Xangai.

Estudante do curso técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, Vitória tem 18 anos e participou do evento graças ao Prêmio Killing de Tecnologia, recebido na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.

O projeto apresentado em Xangai foi ‘Análise das propriedades de solução detergente ACABI para descelurização de tecidos e órgão II’, uma pesquisa que busca desenvolver um novo composto para ser utilizado na descelularização de tecidos e órgãos.

O processo é baseado na remoção completa dos constituintes celulares do órgão doado, com posterior repovoação por células embrionárias do receptor, reduzindo as chances de rejeição pós-transplante. A orientação do projeto é da professora Schana Andreia da Silva.

Durante a feira, ela já havia recebido um prêmio especial oferecido pela Indonesian Invention and Innovation Promotion Association (INNOPA), uma organização da Indonésia. No total, 15 países compareceram à Castic: China, Brasil, Alemanha, Coréia do Sul, Dinamarca, França, Índia, Indonésia, Japão, Luxemburgo, México, Rússia, Suécia, Tailândia e Turquia.

Texto: Ascom Estado