Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Estudantes da Uergs auxiliam na implantação de agroindústrias familiares

Grupo conta com o apoio das secretarias municipais de Agricultura dos municípios da região para identificar os produtores rurais interessados na implantação de agroindústrias  (Foto: Pedro Revillion/ Uergs)
Grupo conta com o apoio das secretarias municipais de Agricultura dos municípios da região para identificar os produtores rurais interessados na implantação de agroindústrias (Foto: Pedro Revillion/ Uergs)

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria da Uergs de Encantado estão envolvidos em um projeto para auxiliar agricultores da Região do Vale do Taquari na implantação de agroindústrias familiares. Com o apoio dos professores do curso, os futuros tecnólogos em agroindústria desenvolvem projetos que compreendem a análise e o acompanhamento de propostas, a avaliação da viabilidade técnica e econômica, até o processo de melhoria da qualidade dos produtos, sua industrialização e comercialização.

O grupo conta com o apoio das secretarias municipais de Agricultura dos municípios da região para identificar os produtores rurais interessados na implantação de agroindústrias. Após as visitas às propriedades rurais para levantamento de dados e elaboração do diagnóstico, será elaborado o projeto da agroindústria, que pode ser processadora de alimentos de origem animal ou vegetal.

De acordo com o professor que coordena a atividade de extensão, Voltaire Sant’Anna, pesquisas apontam que mais da metade da riqueza da Região do Vale do Taquari é originária do agronegócio. “Acrescentar valor aos produtos das propriedades rurais aumenta a renda da propriedade e, consequentemente, torna-se um meio de manter a população no meio rural, valorizando a mão de obra familiar e incrementando a qualidade de vida no local”, destacou.

Os produtores também serão convidados a participar de cursos de aperfeiçoamento que serão ofertados na Unidade da Uergs. “Com isso, o trabalho não ficará restrito à implementação da agroindústria, porque nos preocupamos em manter os beneficiados abastecidos de conhecimentos para que o seus projetos evoluam continuamente”, acrescenta Voltaire.

Texto: Ascom Estado