Educação RSS Teutônia

Estudantes do Colégio Teutônia são destaque em Horizontina

Grupo que representou o Colégio Teutônia em evento da Rede Sinodal de Educação (Foto: Divulgação Colégio Teutônia)
Grupo que representou o Colégio Teutônia em evento da Rede Sinodal de Educação (Foto: Divulgação Colégio Teutônia)

Quatro trabalhos acadêmicos de estudantes do Colégio Teutônia participaram da 7ª edição do Fórum Tecnológico da Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação, realizado em Horizontina, no Colégio Frederico Jorge Logemann e Faculdade FAHOR, no final do mês de agosto.

Participaram do evento os trabalhos “Avaliação da viabilidade da utilização do controle biológico de lagarta do cartucho, Spodoptera Frugiperda, com a utilização da vespa Tricogramma Sp, comparado ao controle químico e transegenia do milho, em lavoura de milho safrinha para silagem no município de Lajeado/RS”, desenvolvido pelo estudante do curso Técnico em Agropecuária, Bruno Scherer, com orientação do professor Carlos Fries; “Descrição dos processos desenvolvidos entre o Setor de Atendimento e Educação Profissional do Colégio Teutônia/RS”, da estudante do curso Técnico em Administração, Ana Paula Bressan, com orientação da professora Maitê Schumann; “Descrição dos processos de terceirização do serviço de costura na empresa de calçados RR Shoes”, desenvolvido pela estudante do Técnico em Administração, Rosângela Leonhardt, tendo como orientadora a professora Patrícia Hergemöller; e “Fabricação, montagem e instalação de equipamento de pesagem e descarte de rejeitos em frigoríficos de aves”, do estudante do curso Técnico em Eletromecânica, Jacsom R. Wegner, orientado pela professora Gislaine Lopes da Silva.

O CT participou de todas as edições do Fórum Tecnológico da Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação, cujos trabalhos sempre estiveram entre os dez melhores, considerando cerca de 25 projetos de diferentes escolas apresentados. Nesta edição, o estudante e estagiário Bruno Scherer conquistou a medalha de prata, com o 2º Lugar na classificação geral do Fórum. Os demais projetos também obtiveram excelentes resultados.

“O CT volta com a certeza do dever cumprido e o desafio vencido. Vamos para o próximo evento, a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP), no mês de setembro, em Porto Alegre, no desejo de compartilhar bons projetos e aprender com as experiências que lá serão vivenciadas”, destaca a coordenadora da Educação Profissional do CT, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva, parabenizado aos estudantes e professores que aceitaram o desafio, desde os Seminários de Estágios, em março.

“A dedicação e o empenho de estudantes e professores no processo de elaboração dos projetos, associados à inovação, criatividade e sustentabilidade, elementos que perpassam o fazer técnico pedagógico nos diferentes cursos técnicos ofertados pelo Colégio Teutônia, são responsáveis pelos resultados e premiações recebidas nos últimos anos”, conclui Maria de Fátima.

Texto: Ascom Colégio Teutônia