Cultura Encantado

Estudantes italianos chegam a Encantado em agosto para a Seconda Volta do I Intercâmbio Estudantil Cultural

Estudantes italianos chegam a Encantado em agosto, na Seconda Volta do I Intercâmbio Estudantil Cultural do município, com a Itália

Os estudantes encantadenses que realizaram, em janeiro, a primeira parte do I Intercâmbio Estudantil Cultural entre Encantado e a Itália recepcionarão, em 2 de agosto, os 18 alunos e três professores italianos no chamado secondo turno do intercâmbio.

A vinda da comitiva italiana do Istituto Scolastic Primo Levi, escola de Montebelluna, na Itália, é a sequência do projeto elaborado em 2018 entre a Administração Municipal de Encantado, o Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, a escola italiana e o governo de Montebelluna, por meio do cidadão encantadense radicado na Itália, Luciano Murer.

A prima volta foi realizada em janeiro, com a participação de 16 alunos e seis acompanhantes, entre professores e pais. A seconda volta inicia em 2 de agosto, com a chegada dos estudantes e professores italianos no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A programação se estende até 14 de agosto.

Os estudantes italianos ficarão hospedados na casa das famílias dos estudantes encantadenses, como troca de visita, fortalecendo o conceito intercambista.

As atividades preveem recepção no Salão de Eventos da prefeitura, a cargo da Administração Municipal; visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS, à Fundação Iberê Camargo e à Praça da Matriz, em Porto Alegre; visitas técnicas a empresas de Encantado e do Vale do Taquari; visita a pontos turísticos na serra gaúcha; Foz do Iguaçu e a Tríplice Fronteira; e visita a pontos turísticos do Vale do Taquari, em especial a região alta, onde predomina a colonização italiana. Além disso, estudantes encantadenses e italianos, acompanhados por pais e professores, participarão de confraternizações locais com apresentações culturais de Encantado.

Para os pais, receber os jovens italianos que, em janeiro, acolheram seus filhos na Itália, é uma oportunidade única de retribuir todo o carinho, zelo e atenção que as famílias de Montebelluna receberam os jovens encantadenses.

 

Assessoria de Imprensa de Encantado