Rural Destaques Lajeado

Evento celebrará aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado

O primeiro aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado será celebrado com uma programação especial, marcada para o próximo dia 27 de maio, a partir das 15h30. A atividade, organizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e produtores, ocorre junto ao espaço destinado à feira, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel -, no bairro Americano. O apoio é da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e Associação de Moradores do Bairro Americano.

Na ocasião haverá degustação de produtos, sorteio de cestas com cultivos agroecológicos e erva orgânica e água quente para a elaboração do chimarrão, além das presenças da cervejaria Salva e do “Amigo Suco”. Também durante o evento, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizará a distribuição de sacolas retornáveis por meio da doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado para entidades socioassistenciais do município. “As sacolas, que poderão ser customizadas, credenciarão os consumidores para a participação nos sorteios”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin.

Participam da Feira cinco grupos de agricultores agroecologistas, sendo eles o Orgânicos do Vale de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, o Defensores da Natureza, de Arroio do Meio, o Nostro Lavoro de Dois Lajeados e o Orgânicos de Alto Arroio Alegre e Orgânicos com Saúde, ambos de Santa Clara do Sul. “Quando a Feira iniciou, no ano passado, muitos produtores ainda estavam em processo de transição agroecológica”, recorda Andréia. “Hoje, todos completaram o período de conversão, estando em conformidade orgânica, possuindo certificados ou declaração dos órgãos competentes” completa.

No local são comercializados verduras, legumes e frutas da época, bem como produtos das agroindústrias familiares, como pães, batata assada, erva mate, conservas, compotas, geleias e chimias. “Todos os produtos ofertados são orgânicos, sem a utilização, em nenhuma de suas etapas, de adubos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias e aditivos químicos”, ressalta Andréia, lembrando que todo o cultivo toma por base os fundamentos da agroecologia, com vistas a preservação da natureza, de sua sustentabilidade, da saúde das pessoas e da qualidade de vida.

Atualmente o município de Lajeado possui três feiras regionais de Agricultores Agroecologistas. A da Praça João Zart Sobrinho ocorre sempre nas segundas-feiras, das 15h30 às 18h30. Semanalmente, junto ao prédio 7 da Univates, a feira ocorre nas quintas-feiras, das 16h30 às 19h30. Já no Shopping Lajeado, o espaço para compra de orgânicos é disponibilizado sempre nas quartas-feiras, das 16h30 às 20h. Mais informações sobre as feiras podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Lajeado, ou pelo telefone (51) 3714-3920.

 

Semana do Alimento Orgânico

O aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas integra uma ampla programação estadual que visa a celebrar a Semana do Alimento Orgânico, uma campanha permanente coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Comissões da Produção Orgânica (CPOrgs), em parceria com diversas organizações governamentais e não-governamentais. Entre os objetivos da campanha estão a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos, que regem esse modelo de produção.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald