RS Educação RSS Paverama

Evento cultural celebrará os 49 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama

O evento será no Ginásio Católico do Centro (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, dia 10, a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama irá celebrar os seus 49 anos de história e para comemorar está preparando um evento cultural que terá a apresentação do Show Musical Anchieta, do Colégio Anchieta, de Porto Alegre.

O evento será no Ginásio Católico do Centro, às 20h. Antes, às 19h, haverá assembleia com eleição da nova diretoria do Círculo de Pais e Mestres do Educandário.

Os ingressos estão sendo vendidos na escola, ao valor de R$ 5.00. A Escola Estadual de Ensino Médio Paverama é o único educandário paveramense que possui ensino médio tendo aulas nos turnos, manhã, tarde e noite, e conta atualmente com 424 alunos.

Show Musical Anchieta

O Show Musical Anchieta é um grupo artístico composto por aproximadamente 60 crianças e jovens entre cantores, instrumentistas e dançarinos, todos alunos do Colégio Anchieta.

Apresenta em seu repertório estampas do folclore nacional e internacional, além de temas populares, eruditos e religiosos, através de adaptações que respeitam a integridade das vestes, das danças e melodias originais de cada país ou região. Conta com um guarda-roupa composto de trajes típicos e belas fantasias criadas especialmente para cada número apresentado. Instrumentos de corda, teclas, sopro, percussão e ritmo – baixo, guitarra, bateria, teclado e flauta doce – além do canto e da dança fazem particularmente do Show Musical Anchieta um espetáculo à parte.

Foi fundado em 18 de novembro de 1966 pelo Pe. Vicente Konzen, S.J., com o nome de “Pequenos Cantores do Colégio Anchieta” e tinha 27 meninos cantores. Poucos anos depois, passou a contar com meninas dançarinas e aos poucos se transformou no que é hoje. Ao longo de seus mais de 50 anos de existência, o Show Musical Anchieta tem se exibido para plateias de diversos estados do Brasil e de quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No exterior, já se apresentou várias vezes no Uruguai, Chile e Paraguai. Em 2011, faz sua estreia na Europa com espetáculos e missas cantadas nas cidades de Roma e Assis na Itália.

A formação artística de seus integrantes é feita em ensaios sistematicamente realizados em horários especiais que não interferem na programação normal do currículo escolar de estudos no Colégio Anchieta. O intercâmbio sociocultural é estimulado através do contato com outras pessoas e culturas nas viagens que o conjunto realiza. Portanto, o grupo constitui uma atividade de formação complementar de seus integrantes, visando desenvolver o respeito às diferentes culturas, a capacidade e o gosto artístico como parte da formação integral, dentro da filosofia educacional dos Jesuítas.

Texto: Ascom Paverama