Saúde Vale do Taquari Lajeado

Evento da Unimed aproxima novas experiências em saúde e estimula bons hábitos em Santa Cruz do Sul

Dia Mundial da Saúde contou com a presença de centenas de pessoas no Parque da Oktoberfest; as fotos do evento estão no Flickr

A comunidade santa-cruzense recebeu nesse domingo um evento inédito, colaborativo e com experiências em saúde gratuitas para toda a família. Com atrações para todas as idades, o Dia Mundial da Saúde da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que aconteceu no Parque da Oktoberfest, contou com mais de 30 atrações diferentes. O evento, que teve o foco total na mudança de hábitos das pessoas, levou cerca de 700 pessoas ao Parque da Oktoberfest.

Como o nome já mostra, as atividades foram em alusão ao Dia Mundial da Saúde. Comemorado em 07/04 em todo o planeta, o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. No próximo domingo, a Cooperativa Médica realizará o evento no Parque do Imigrante, em Lajeado, também das 9h às 13h.

Assim como no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari o Parque do Imigrante será dividido em três grandes ambientes: Espaço Movimento, Espaço Equilíbrio e Espaço Alimentos do Bem. Algumas experiências confirmadas em Lajeado no Espaço Movimento são: aulas experimentais de Zumba, Kangoo Jumps, Crossfit, funcional e funcional infantil. Haverá ainda Espaço Kids com diversas atividades para os pequenos, com brinquedos infláveis, distribuição de brindes e outras atividades. No Espaço Equilíbrio, haverá feira de produtos agroecológicos e orgânicos, degustação de alimentos saudáveis e água quente e erva-mate Ximango. No Espaço Equilíbrio, massagem, pilates, yoga e meditação para adultos. Além disso, a Unimed oferecerá aulas de alongamento, aconselhamento psicológico e dicas de saúde com nossos multiprofissionais, além do sorteio de brindes e muitas outras atrações. A programação completa pode ser conferida no site http://unimed.me/diamundialdasaude.

 

ESPAÇO MOVIMENTO

Durante as 4 horas do evento em Santa Cruz do Sul, o Espaço Movimento recebeu aulões de Kangoo Jumps, funcional, pilates solo, e funcional kids, com atividades exclusivas para a criançada. Para a assistente administrativa Flavia Barbosa, o evento foi a oportunidade de conhecer o Kangoo, e projetar uma mudança de vida.

“Trabalho bastante sentada, tenho 30 anos, e atualmente, não estou praticando nenhuma atividade. Sempre via o pessoal correndo com os Kangoos, e tinha curiosidade para conhecer. Testei e adorei. Peguei o cartão da academia, e vou tentar colocar na rotina. Descobri que crianças também podem fazer, então vou tentar fazer com minha filha. É um hábito que pretendo mudar daqui pra frente”, avaliou.

 

ESPAÇO ALIMENTOS DO BEM

Com produtos orgânicos e agroecológicos, kefir, brownies com produtos que fazem bem para a saúde, dicas de alimentação saudável e um surpreendente sorvete de baixa caloria e alta proteína, o Espaço Alimentos do Bem trouxe alternativas ao público urbano de Santa Cruz. Foi a oportunidade para algumas pessoas fazerem a feirinha da semana.

Foi o caso do casal Sabine de Azevedo e Márcio Eidt, e da amiga Andresa Schuster. O trio experimentou alguns produtos e levou para casa um livrinho da Unimed, com receitas fáceis e saudáveis. “Vamos tentar praticar tudo isso em casa agora”, projetou Márcio.

 

ESPAÇO EQUILÍBRIO

Além das atividades mais agitadas, o público pode ter contato com um ambiente onde a saúde mental foi o tema principal. O Espaço Equilíbrio trouxe possibilidade de experiências de yoga, yoga kids, meditação, dinâmicas em grupo e as sempre concorridas quick massages.

“Felizmente, as pessoas estão cada vez mais cuidando da saúde como um todo, dando atenção para a saúde emocional. No caso das quick massages, o benefício é para o corpo todo, para saúde física e mental. O legal de um evento como o Dia Mundial da Saúde é aproximar as pessoas destas iniciativas”, avaliou o massoterapeuta Rodrigo Dorneles.

 

AS ATRAÇÕES QUE PARTICIPARAM EM SANTA CRUZ DO SUL

– Kangoo Jump, dança e ginástica com Simone Scholz

– Funcional Kids com a equipe de multiprofissionais da Unimed

– Funcional adulto com Claiton Nunes

– Dicas de corrida com a Associação Medalha de Ouro (AMO)

– Oficina de leitura com Sesc

– Basquete sobre rodas com a Aspede

– Pilates Solo com Ana Carolina Gomes

– Quick Massage com Rodrigo Dorneles e Eduardo Klafke

– Yoga adulto e infantil com Letícia Coelho

– Meditação com a Novo Consciente

– Feira de orgânicos com a Ecovale

– Bikes para experimentação com o Faccin Bicicletas

– Erva-mate e água quente com a ervateira Ximango

– Sorvete de baixa caloria e alta proteína com a Holy Go (Sorvebom)

– Produtos Naturais com a Conceito Verde

– Alimentação natural com a Naturvida

– Dicas de saúde bucal com a Uniodonto VTRP

– Hidratação com a Água da Pedra

– Experimentação de kefir com a PróBios

– Espaço Kids

– Espaço Saúde Unimed

– Alongamento, aconselhamento psicológico e nutricional e dicas de saúde com os multiprofissionais da Unimed VTRP

– E mais! Pedômetro (troque “mil passos” por um brinde), espaço com mesas e cadeiras infantis, lápis de cor e espaço para desenhos, presença do Mascote Tumtum…

 

Crédito das imagens: Frederico Sehn
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo