Eventos Rural - Agricultura Colinas

Evento em Colinas celebra Dia do Colono e do Motorista

Mostra de produtos da agricultura familiar procurou dar visibilidade para o trabalho realizado pelos produtores

O dia cinzento não impediu o público de mais de 150 pessoas de participar do evento alusivo ao Dia do Colono e Motorista, realizado nesta quinta-feira (25/07), no salão comunitário da Linha Ano Bom Alto, em Colinas. Organizada pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a atividade contou com sorteio de brindes, destaques do Prêmio Verde e apresentações artísticas, além de almoço típico, mostra de produtos da agricultura familiar e de artesanato.

Com o lema “O colono produz, o motorista transporta e ambos movem o País”, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Lídia Dhein, ressaltou a importância de celebrar a data, que valoriza aqueles que tiram da terra o seu sustento e que encaram uma série de desafios diários. “Àqueles que enfrentam o sol, a chuva, o cansaço e as incertezas que movem o trabalho na agricultura, a nossa solidariedade e reconhecimento”, enfatizou. “O agricultor é aquele que trabalha em silêncio, com dignidade, buscando qualidade de vida e gerando emprego e renda”, prosseguiu.

Para a agricultora Márcia Lagemann, de Linha Ano Bom Alto, a data serve para celebrar, mas sem ignorar a necessidade de lutar pela garantia das políticas públicas que possibilitem a continuidade de seu trabalho. Como exemplo, ela cita as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Produzo suínos em creche e aves e isso demanda um grande investimento, que só é possível com este tipo de apoio”, garante. “E é essa segurança que os jovens precisam ter para que se sintam motivados, daqui pra frente”, pondera.

Prestes a concluir o projeto de uma agroindústria que produzirá compotas e geleias, a agricultora Lourdes Scharb, da localidade de Linha Leopoldina, concorda com Márcia. “A gente percebe que as pessoas estão cada vez mais ao lado da agricultura familiar e esse é um bom começo, já que se não há cultivo ninguém come, né?”, argumenta. De sua propriedade também saem alimentos orgânicos, como bergamota, laranja, morango, aipim, alface, cenoura e couve-flor, que são comercializados na feira local. “Mesmo em cenários mais complicados, a gente sempre espera superar as dificuldades”, comenta.

Além de agricultores, motoristas e representantes de entidades, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Colinas Sandro Hermann, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Seno Messer e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Colinas, Marco Rohr. Lagemann ressaltou a importância do trabalho em parceria e dos investimentos nas várias esferas, na busca do desenvolvimento do setor primário.

Outros municípios, como Estrela, também realizaram atividades alusivas à data. O evento ocorreu no salão comunitário de Arroio do Ouro e contou com desfiles de carros alegóricos organizados pelas comunidades rurais, entrega de troféus para os agricultores destaque, almoço festivo e atrações culturais, além de espaço para resgate e troca de sementes crioulas com o apoio da Emater/RS-Ascar e promoção de cultivos agroecológicos com o Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela.

 

Tabaí tem evento no próximo sábado

Já em Tabaí, a 2ª Mostra Agropecuária em homenagem ao Dia do Colono ocorre no próximo sábado (27/07), na Vila Tabaí. A festividade inicia ás 8h45 com a abertura oficial, seguida de missa em homenagem aos produtores. O evento contará ainda com palestra sobre segurança do trabalho, sorteio de brindes, almoço festivo, premiação aos produtores destaque do ano de 2018 e exposição de animais, de agroindústrias familiares e de artesanato. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar local.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado

Jornalista Tiago Bald