Saúde RS RSS Lajeado

Evento marca lançamento do projeto Compartilhando a Dádiva da Visão

Membros do Lions Clube Lajeado Florestal presentes no lançamento (Foto: Frederico Sehn)

Enxergar com nitidez e evitar que um problema de visão impeça o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. Com esses propósitos o Lions Clube Lajeado Florestal promoveu nesta segunda-feira (24) à noite o lançamento do projeto Compartilhando a Dádiva da Visão. O evento reuniu dezenas de pessoas, entre autoridades, parceiros e representantes das prefeituras dos municípios envolvidos, sendo realizado no Centro Administrativo da Sicredi Integração RS/MG, que junto com a Construtora Zagonel são as patrocinadoras da iniciativa. O trabalho feito pelos voluntários do Lions Clube Lajeado Florestal e parceiros vai abranger cerca de 21 mil estudantes de 123 escolas públicas dos municípios de Lajeado, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Mato Leitão, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro. A programação contou com a participação especial da Orquestra Jovem do Sesi.

Coordenador do projeto, José Zagonel explicou que os testes de acuidade visual já começam nas próximas semanas. Aqueles que tiverem identificadas dificuldades serão encaminhados para consultas e ganharão óculos adequados às suas necessidades. Ele destacou que o objetivo é ajudar a construir uma sociedade mais justa para todos, afirmando que a parceria dos envolvidos está baseada no espírito comunitário, responsabilidade social e desejo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ao observar que 80% das deficiências visuais podem ser prevenidas ou curadas se identificadas e tratadas em tempo hábil, salientou o mérito do projeto. “Se conseguirmos evitar a cegueira de uma criança pelo menos, todo o projeto já terá valido a pena”, afirmou. Por já ter sido aplicada num formato piloto, a iniciativa tem comprovação prática de sua importância. “Graças ao Lions Clube Lajeado Florestal mudamos a realidade de alguns de nossos alunos. A resposta deles e de suas famílias é algo incrível”, declarou a diretora da Escola Fernandes Vieira, de Lajeado, Carla Marder. Na instituição foram feitos 300 testes, sendo que 21 estudantes apresentaram alguma deficiência. Desses, sete tiveram diagnosticada a necessidade de óculos e hoje já utilizam o acessório em seu dia a dia.

O presidente do Lions Clube Lajeado Florestal, Adilson Johann, agradeceu aos patrocinadores Sicredi Integração RS/MG e Construtora Zagonel, além dos apoiadores. “Essa ideia na prática é um grande projeto”, salientou. Conforme Johann, a previsão é concluir o projeto até o final do ano. Mas antecipou que se trata de um projeto dinâmico e que terá continuidade nos próximos anos, acompanhando a evolução de cada criança/adolescente e atingindo também os novos alunos.

Para o prefeito de Lajeado e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Marcelo Caumo, trata-se de investimento na educação. A coordenadora regional de Educação, Greicy Weschenfelder, também elogiou o programa e comentou a relevância de ações positivas e de atitude em detrimento de críticas e reclamações. Em nome do Sicredi, o presidente Adilson Metz enalteceu o engajamento social da cooperativa de crédito na região e seu orgulho por fazer parte dessa iniciativa.

Texto: Ascom Lions Clube Lajeado Florestal