RSS Rural Cruzeiro do Sul

Evento marcará inauguração da Agroindústria Lottermann de Lajeado

Família Lotterman (Foto: Tiago Bald)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a Emater/RS-Ascar programam para o dia 04 de abril, a partir das 13h45min, evento que inaugurará a Agroindústria Lottermann – que comercializa aipim descascado in natura.

Na ocasião a família do bairro São Bento, em Lajeado, receberá de representantes das entidades promotoras o certificado que torna o empreendimento apto nas esferas financeira, sanitária e ambiental, além do documento que autoriza a utilização do Selo Sabor Gaúcho do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado.

Para o casal Antônio e Rosane a expectativa pela formalização da agroindústria – que possibilitará a comercialização direta, com valor agregado e de forma legal – é grande. “No começo vendíamos 400 quilos de aipim por ano, na informalidade, e, agora, tanto tempo depois, estamos prestes a alcançar esse objetivo tão sonhado”, comemora Rosane. Integrante do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) do Governo do Estado, a família comercializa, atualmente, mais de 40 toneladas do produto ao ano.

Tarde de Campo

Além da inauguração da agroindústria, a Família Lottermann receberá um segundo evento em sua propriedade, na mesma data: uma Tarde de Campo sobre o PGSAF, com início previsto para as 15h. Na ocasião serão apresentados os detalhes e objetivos da política pública que está sendo operacionalizada por meio de convênio com a Emater/RS-Ascar. Durante o evento também serão repassadas informações sobre o Peaf, sendo a atividade finalizada com uma prática sobre manejo da cultura do aipim. Durante a tarde também haverá degustação de produtos a base de aipim.

Texto: Ascom Emater