Eventos Destaques Estrela

Eventos especiais marcarão histórico aniversário de Estrela

Programação da festa terá seu auge nesta quinta-feira, dia que o município completa 145 anos

Estrela comemora, nesta quinta-feira, dia 20, 145 anos de emancipação. A programação de aniversário celebra a conquista e o avanço do município em importantes áreas, tanto econômicas, como culturais, turísticas e de desenvolvimento. Neste sentido, especialmente este feriado municipal – conforme a lei nº 4.931, de 24 de junho de 2009 – reservará importantes capítulos para o presente e futura história de Estrela, sem esquecer do passado. Inicialmente será realizada a assinatura do parecer que formaliza a inclusão do Porto de Estrela no Programa Cresce RS. Em ato sequente, ocorrerá a inauguração do Memorial do município e será oficializada a entrega da última etapa de reforma da Escadaria, também histórica área de lazer e convívio social.

Porto de Estrela

A partir das 9h30min, em ato reservado na Prefeitura de Estrela para convidados e autoridades municipais, regionais e estaduais, será assinada a ata de adesão do Porto de Estrela ao Programa Cresce RS. A cerimônia, sob organização da Assembleia Legislativa, e que contará com a presença do presidente da casa, o deputado Estadual Gabriel Souza, irá dar sequência ao plano de ações conjuntas de diversas frentes que objetivam a recuperação do Porto e do sistema hidroviário local. “Trata-se de um projeto com grandes oportunidades para ampliar as operações fluviais, desenvolvendo não só a economia de Estrela, mas de toda a região e do Estado”, já destacou o presidente do Legislativo. Em seu terceiro ano de atividades, o Cresce RS é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, com o apoio do Governo do Estado e uma série de órgãos gaúchos. Seu objetivo é propor ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Rio Grande do Sul, acelerando processos de desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Memorial de Estrela

Às 10h será realizada a inauguração do Memorial de Estrela. O novo centro cultural funcionará no prédio histórico conhecido como “Castelinho”, na Rua 13 de Maio, 398, ao lado da Praça Menna Barreto. Construído em 1905 inicialmente para abrigar uma escola de parteiras, ao longo das décadas acompanhou as necessidades das gerações e foi utilizado para diversos fins, inclusive culturais, sendo que já foi sede da Biblioteca Municipal.

Além de poder abrigar exposições de passagem, no local será possível a população conhecer uma variedade de objetos, de livros a filmes e fotografias, músicas, artefatos e utensílios diversos que ajudarão a compreender a história do município, seu povo, tradições e costumes. Muitos dos elementos do acervo já estão digitalizados.

Inicialmente, o Memorial trabalha em três eixos: 1 – Exposição com fotografias em preto e branco intitulada ‘Estrela – Memória, terra e sua gente, que faz uma viagem pelos dos 221 anos da ocupação do território; 2 – ‘Estrela em recortes’ – um conjunto de 22 painéis que trazem a atuação de personalidades, o desenvolvimento e universo cultural da cidade. 3 – ‘Objetos e o tempo’ – elementos físicos e históricos que permitem uma abordagem pelas diversas atividades humanas realizadas em Estrela ao longo das décadas.

Praça e escadaria

A programação na manhã desta quinta-feira seguirá com a apresentação de parte da reforma da Praça Menna Barreto, que também contará com a presença do presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, e outras autoridades. Novos bancos, que remetem à cultura e educação, em formato de livro e com escritas em quatro línguas – relacionadas à colonização da cidade, serão em breve instalados. Um Ipê Roxo, árvore símbolo do município, será plantado pelo prefeito Schneider para marcar o ato. Será realizada ainda a apresentação da revitalização da área do antigo Porto de Estrela, espaço que circunda o monumento dos cascalhos, conhecido como ‘Zigue-Zague’. Já às 11h será inaugurada a terceira etapa de obras da Escadaria de Estrela, no local.

Concurso e história

Em uma live, às 20h desta quarta-feira (19), será lançado o “Concurso de Fotografia de Estrela”. Este terá como objetivo incentivar a captação de imagens do município que retratem um pouco de sua história e progresso. Haverá premiação em dinheiro e menções honrosas. Inscrições e período para a captação e entrega das fotos ocorrerá entre 31 de maio e 9 de julho. Exposição futura, em julho, irá trazer o material.

Também nesta quarta, às 20h30min, será publicado um vídeo com depoimentos de ex-prefeitos do município, e do atual, Elmar Schneider, contando um pouco da evolução da cidade em cada governo nos 145 anos de crescimento, também em uma valorização da memória e da construção da histórica do município. Já na sexta-feira (21), uma live pelas redes sociais do Grupo TV, Grupos Folclóricos e Prefeitura de Estrela trará programação especial sobre o aniversário de município, contando entre outras atrações com uma entrevista com o prefeito Elmar Schneider.

Gastronomia

Entre os dias 17 e 21 é realizado o Festival Gastronômico Germânico, no qual estabelecimentos do ramo ofertarão pratos com receitas à base da culinária alemã através das redes sociais da prefeitura e da Secel. Já no sábado (22) está programado um Jantar Típico Germânico, em alusão ao Festival do Chucrute, como forma de manter viva a tradição do festival que pelo segundo ano, em razão da pandemia, não é realizado. O mesmo será no formato drive thru, com venda antecipada de cartões e entrega no dia na Comunidade do Lar do Jovem, a partir das 18h. O valor é de R$ 40 por cartão/bandeja, que serve duas pessoas e podem ser adquiridos ou reservados na própria comunidade pelo número 3712-1120 ou com representantes da comenda do festival.

Maifest Live

Iniciará nesta quarta (19) a programação de shows virtuais ao vivo da Maifest Live. Apesar da presença de plateia não ser permitida, os artistas estarão se apresentarão direto do Estrela Palace Hotel, da onde os shows serão transmitidos pelas redes sociais. Lucas Piccinini & Conjunto e os Serranos serão os primeiros, na quinta-feira (20), a partir das 19h. Dia 21, shows com Valdecir Moura (19h); Jardel Amorim & Cia (20h); Wilseu Pause e Banda (21h). Dia 22, apresentações de Elementum Zero 13 (19h); Rapport (19h40min); Alemão Ronaldo e Bailinho do Beto (20h20min); Acústicos & Valvulados (21h). Dia 23, a partir das 19h, shows com a Banda Stern Blasmusik e Orquestra La Montanara.

A Maifest Live conta com o patrocínio de Floral Thérapi, Rota Indústria Gráfica e STR Supermercados. É uma realização do Núcleo de Cultura de Estrela e tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Obras

No dia 29, às 15h, uma missa presencial na Linha São Jacó marcará a inauguração do asfalto local. E no dia 30 à tarde, a partir das 16h, ocorrerá a apresentação da revitalização do Parque da Lagoa, com a chegada de barcos/lanchas pelo local. Depois, no Parque Princesa do Vale, haverá cerimonial para assinatura do ato para licitação das arquibancadas e da iluminação no Complexo Esportivo em frente ao Parque Princesa do Vale, no campo de rugby, onde o time apresentará seu novo uniforme; além da inauguração do asfalto da Pista de Caminhada.

Em seguida, às 17h, ocorrerá a inauguração dos painéis da Escadaria, com presença dos artistas responsáveis pelas sete telas, as quais formam uma galeria a céu aberto. No local serão disponibilizadas descrições sobre cada uma das artes e seus motivos. Encerrando com Show da Banda Zangaia e Rafael Machado, vocalista da Banda Chimarruts.