Saúde RSS Imigrante

Exame de CP devem ser marcados até o dia 27 de outubro

outubro-rosa-materia
Agendamento deve ser feito até o dia 27 (Imagem: Arte RV Digital)

Segundo o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o principal método para rastreamento e prevenção do câncer de colo do útero é o exame citopatológico do colo do útero, também chamado de teste de Papanicolaou. Conforme a ginecologista que atua nas unidades de Saúde de Imigrante, Daiane Bonella Coltro, aproximadamente 80% das pessoas são infectadas por pelo menos um tipo de papilomavirus humano, o HPV, em algum momento da vida. O HPV é responsável por 100% dos casos de câncer do colo do útero. Portanto, a coleta anual do citopatológico de colo uterino é de extrema importância no rastreamento da doença.

Com o intuito auxiliar na prevenção da doença, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Imigrante fará na manhã do dia 29, o  exame de pré-câncer de colo do útero, no Centro de Saúde. A atividade será realizada no sábado com o intuito de  privilegiar as mulheres que não conseguem se dirigir à unidade durante semana para realizar o exame.

Além disso, também será feita a palpação das mamas, como ação do outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama. As interessadas devem efetuar o agendamento até o dia 27 de outubro, diretamente no Centro de Saúde ou pelo telefone (51) 3754 1031, em horário de expediente.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Imigrante