Economia Serviços Teutônia

Executivo autoriza processo licitatório para revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Início do processo licitatório foi autorizado nesta segunda-feira

Certame prevê a contratação de empresa que será responsável pela revisão e elaboração dos planos, visando o crescimento ordenado do município. Ambos os planos terão ampla participação da comunidade, através de audiências públicas, após concluídos os trâmites licitatórios e o levantamento de dados

Teutônia tem mais de 32 mil habitantes e, por conseqüência, se depara com inúmeros desafios no que se refere ao crescimento ordenado. Por isso, a Administração Municipal estará dando início à revisão do Plano Diretor do Município, bem como à elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, projetando o crescimento de Teutônia para daqui a 30 anos.

Nesta segunda-feira, dia 22 de abril, o Executivo autorizou a realização do processo licitatório para que seja contratada empresa que realizará a revisão e elaboração dos planos. “É de suma importância projetarmos Teutônia para daqui a 20 ou 30 anos, procurando resolver gargalos históricos no que se refere à mobilidade urbana, bem como adequando o Plano Diretor à realidade atual do município”, enaltece o prefeito, Jonatan Brönstrup.

O Plano Diretor tem a finalidade de disciplinar e desenvolver o crescimento físico-territorial e social do Município e delimitar onde poderá ser aplicado o parcelamento, edificação ou utilização compulsórios, considerando existência de infraestrutura e de demanda para utilização. O plano vigente é de 2006 e, 13 anos após, o mesmo possui deficiências, que precisam ser adequadas à realidade atual.

Já o Plano de Mobilidade Urbana tem o objetivo de planejar as intervenções na cidade para os próximos 30 anos, em consonância com o Plano Diretor Municipal. Com base em informações que serão levantadas, como contagem de veículos em cruzamentos e entroncamentos, e verificação do trajeto de origem e destino que a população utiliza diariamente para o trabalho, estudo e lazer, será feito um planejamento que definirá a execução de perimetrais, rotas de transporte de cargas, itinerários de transporte coletivo e a criação de um Sistema Municipal de Mobilidade Urbana.

O subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, coloca que os planos têm o objetivo de projetar o crescimento do município. “Precisamos planejar a cidade para os próximos 20 ou 30 anos. Ao encontro disso, vem a revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Esses projetos são fundamentais para que os gestores possam investir em obras que façam o município crescer ordenadamente”, frisa.

Ambos os planos terão ampla participação da comunidade, através de audiências públicas, após concluídos os trâmites licitatórios e o levantamento de dados. O investimento previsto na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é de R$ 200.000,00, recurso que integra o financiamento de R$ 5 milhões feito junto ao Badesul. O financiamento ainda contempla a pavimentação de ruas – trecho da 20 de Maio, Adão de Oliveira, Décio Pellegrini, 7 Sul e Carlos Schwambach Filho –, revitalização da praça ao lado da Comunidade Redentor, revitalização da Rua Capitão Schneider, calçadas na Rua 17 de Junho (Bairro Canabarro e Linha Ribeiro) e o Estudo Hidrológico.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia