Serviços RS RSS Paverama

Exército está fazendo mapeamento de Paverama

A atividade tem o objetivo de levantar os dados necessários para a elaboração de novas cartas da região (Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (27), a Administração Municipal, recebeu no Centro Administrativo o 3º Sargento Henrique Pires, representante do 1º Centro de Geoinformação de Porto Alegre, Unidade do Exército Brasileiro, com o objetivo de tratar da realização do mapeamento topográfico com a finalidade de elaboração de cartas na escala de 1:25000.

No encontro, foi informado que os militares do 1º Centro de Geoinformação de Porto Alegre, órgão responsável por realizar o mapeamento da região Sul do País, realizarão medições topográficas e coleta de informações nas áreas rurais e urbana do município de Paverama, o serviço iniciou na última quinta-feira e se encerra na próxima quinta, dia 31.

A atividade tem o objetivo de levantar os dados necessários para a elaboração de novas cartas da região. Os cerca de 20 militares estarão devidamente fardados e identificados realizando as medições se deslocando em caminhonetes brancas do tipo picape.

O secretário deu as boas-vindas ao tenente e colocou o Poder Executivo à disposição para auxiliar em tudo que estiver de acordo com a Lei, para o bom andamento dos trabalhos que vão ser realizados no Município.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo endereço eletrônico diogooliveira.nascimento@cgeo.eb.mil.br ou nos telefones (51) 3907-0647, 3907-0648, horário de atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 17h e sexta-feira das 8h às 12h.

O que é:

Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul (ERS) não dispõem de uma base cartográfica de referência atualizada, com precisão e acurácia cartográfica compatível às normas da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) na escala 1:25.000, que abrange o maior número possível de necessidades das secretarias e autarquias vinculadas. O objetivo principal do projeto é a elaboração de 174 cartas topográficas. A elaboração das cartas topográficas será executada em cinco lotes de produção cartográfica. Além da base cartográfica digital contínua serão entregues as imagens brutas, os modelos digitais de superfície, os modelos digitais do terreno e as ortoimagens de cada carta produzida, além da carta topográfica em formato matricial. Estas cartas, apoiam no planejamento e execução de operações militares na área do Comando Militar do Sul, e para o Estado no atendimento das necessidades de planejamento, fiscalização e execução das suas secretarias de estado e autarquias.

Texto: Ascom Paverama