Eventos Cruzeiro do Sul

ExpoCruzeiro e Festa do Aipim encerra com cerca de 65 mil visitantes

Thomas Machado foi uma das atrações desde domingo (24)

Encerrada no início da noite deste domingo, dia 24, a comissão organizadora da 7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim contabilizou cerca de 65 mil pessoas circulando pelo Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul, durante os cinco dias de evento. O maior público dentre todas as feiras já realizadas. O recorde de pessoas foi na noite do sábado (23), durante o show nacional com a dupla João Neto e Frederico, quando foram contabilizados cerca de 20 mil presentes.

Na tarde deste domingo (24) novamente o Parque esteve repleto de visitantes, que contaram com diversas atrações. Além dos expositores dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária, o dia também foi com apresentações artísticas, entre elas: danças de invernadas e o cantor Thomas Machado. O vencedor do reality The Voice Kids, interpretou canções de diversos artistas, principalmente do tradicionalismo gaúcho. Após o show, Machado recebeu os fãs para foto.

Durante o show, no final da tarde, o presidente da Feira, Jean Hinterholz, com sua comissão organizadora, subiu ao palco agradeceu à comunidade presente, a responsável pelo sucesso do evento, revelando também o número de visitantes durante a exposição. “Agradecemos aos visitantes e aos expositores que confiaram e apostaram no evento. Certamente temos pontos a ser melhorados e isso iremos discutir em uma reunião de avaliação que ocorrerá na próxima semana”, salienta.

Após o show com Thomas Machado, o evento seguiu até o seu encerramento, com a banda Knecus.

 

João Neto e Frederico cantaram para 20 mil pessoas, na ExpoCruzeiro

A 7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim teve público recorde na noite deste sábado, dia 23, dentre todas as suas edições.

Com ingresso totalmente grátis para a exposição e para o espaço de shows, um verdadeiro mar de pessoas se lançou para as dependências do Parque Poliesportivo Municipal de Cruzeiro do Sul no início da noite, onde ocorre o evento, surpreendendo a todos os envolvidos na organização.

Conforme o presidente, Jean Hinterholz, a partir de levantamentos junto das catracas e por metro quadrado – calculo feito com ajuda dos bombeiros civis – o público chegou na casa das 20 mil pessoas. Somando o acumulado até o quarto dia de evento, o público atinge cerca de 50 mil pessoas, com expectativa de mais de dez mil para este domingo. A comissão destaca ainda a importante colaboração da Brigada Militar, que reforçou seu efetivo e trouxe segurança ao local, não sendo registrado nenhum tumulto.

A principal atração da noite, show nacional, João Neto e Frederico, subiu ao palco já no início da madrugada, contudo, apesar do atraso em função de outro compromisso anterior da dupla, o público presente não arredou pé e acompanhou até o final. Em compensação a dupla tocou meia hora além do previsto do combinado, totalizando duas horas de show.

“Através das redes sociais, a comissão organizadora, pediu desculpas pelo atraso e destacou que o sucesso se deve especialmente à comunidade cruzeirense que convidou amigos e familiares para prestigiar o evento”, ressalta Hinterholz.

A programação segue neste domingo (24), último dia, com diversas atrações, entre elas Thomas Machado, às 17h.

 

Festa do Aipim  é sucesso entre os visitantes

O aipim é uma das principais culturas no setor primário de Cruzeiro do Sul, tanto que o município ficou conhecido como terra do Aipim, e hoje tem uma festa voltada à tuberosa, também conhecida como mandioca em outras regiões.

Na Festa do Aipim, durante a 7ª ExpoCruzeiro, milhares de pessoas circularam pelo espaço podendo apreciar as receitas preparadas a base de Aipim – pães, bolos, nhoque, sucos e outros – assim como ter detalhes sobre o cultivo até o resultado final da matéria prima.

Conforme a Emater-RS/Ascar, que esteve responsável e organizou todo esse setor, foram 17 expositores, sendo 11 agroindústrias, quatro estandes com produtos a base de aipim, uma indústria e a Associação dos orgânicos do Vale, juntamente com a Diocese de Santa Cruz do Sul.

Lembrando que em Cruzeiro do Sul são 607 famílias que produzem aipim em suas propriedades rurais, destas 135 de forma comercial, em 320 hectares de área cultivada. A média de cultivo por hectare é de 14 toneladas e 60% tem como destino a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), em Porto Alegre.

 

Setor agropecuário expõem mais de 50 animais

Representando 45% de retorno na economia de Cruzeiro do Sul, o setor primário também está representado na 7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim.

Na parte dos fundos do Parque Poliesportivo, no Centro da Cidade, onde ocorre o evento, estão 12 expositores, apresentando peixes, coelhos (15), cavalos (2), ovelhas (7) e bovinos de corte e leite (41).

Responsável pelo setor de Agropecuária da Feira, o secretário municipal da Agricultura, Milton Weiler, comemora o grande público que está visitando o local e prestigiando o que o município tem para oferecer no setor primário.

Lembrando que o setor passou por um grande susto na tarde de sexta-feira, 22, quando um vendaval derrubou parte da estrutura, a qual foi totalmente reconstruída na manhã do dia seguinte (23). Conforme Weiler, felizmente nenhuma pessoa e animal ficou ferido gravemente. “Apesar desse pequeno problema, os expositores se mostram felizes com a Feira”, destaca.

 

Fotos: Mateus Scheibel/Sofia Kich