Economia Política Rural - Agricultura Fazenda Vilanova

Expofaz sedia encontro de prefeitos nesta sexta-feira

Durante assembleia, representantes da Secretaria da Agricultura do RS apresentarão plano para a retirada da vacina contra aftosa no Estado/Divulgação

Um dos assuntos debatidos será a possível retirada da vacinação contra a febre aftosa no RS

Além das diversas opções de entretenimento, cultura e lazer, a Expofaz  vai sediar nesta sexta-feira, a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), A assembleia começa às 15h, e será conduzida pelo presidente da entidade, Jonatan Brönstrup. Um dos assuntos em pauta será a possível retirada da vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul.

O tema será abordado pela chefe  da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do  RS, Rosane Collares, e pelo representante do Serviço de Doenças  Vesiculares da Secretaria da Agricultura do RS, Fernando Groff. Eles apresentarão o plano estratégico para a retirada da vacina no Estado.  Pela relevância do tema para a região, além dos prefeitos, estão sendo convidadas para a palestra lideranças regionais e estaduais, como a Assembleia Legislativa, Fundesa, Fetag, cooperativas, Sindicatos Rurais, Emater, Inspetoria Veterinária e secretários municipais de Agricultura. O evento terá ainda a apresentação do Arranjo Produtivo Local (APL) –  Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, que tem como entidade  gestora a Fundação do Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo  (Faterco).

Outro tema que será colocado aos prefeitos é o projeto Capacitar, que será abordado pelo coordenador regional de Defesa Civil, o tenente coronel Jorge Halen Fernandes Menezes. O Capacitar é voltado a coordenadores municipais de Defesa Civil. O projeto tem como ação principal a prevenção, preparando os agentes municipais para realizarem ações antes, durante e depois de adversidades meteorológicas. Além da pauta da reunião da Amvat, a assembleia será uma forma de os  chefes do Executivo das cidades do Vale prestigiarem a Exposição  Comercial, Industrial e Agropecuária (Expofaz), que ocorre de 18 a 20  de outubro.

A feira é uma realização da Associação Cultural Vilanovense (ACV), tem a parceria da Prefeitura de Fazenda Vilanova e o patrocínio de Bella Luna Aromas, Cooperativa Certaja, Girando Sol Produtos de Limpeza, Granja Faria, Sicredi, Bremil IFF, Banrisul seja Vero,  Apomedil – Concessionaria Mercedes-Benz em Lajeado e Passo Fundo,  Ecotrat Transportes de Resíduos, MultiPet Alimentos, Bebidas Schuch, Prost Bier, Sunday Village Care, Posto Fórmula, JMI Serviços de Terraplanagem e Languiru.

 

 

Assessoria de Imprensa Fazenda Vilanova