Cultura Educação Lajeado

Exposição e oficina o Vale dos Dinossauros chega à Emef Dom Pedro I

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I, do Bairro Jardim do Cedro, recebeu nesta terça-feira (21/05), a exposição O Vale dos Dinossauros, dos artistas Paulo Cesar Giongo e Airton Giongo. O projeto tem o financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que a exposição conta com 15 animais representados, a maioria dinossauros, e alguns fictícios, frutos da imaginação dos referidos artistas.

Expostos na biblioteca da escola, os animais serviram de inspiração para 38 alunos das turmas B e C do 3º ano, que iniciaram nesta terça-feira a confeccionar seus próprios dinossauros. Eles participam de uma oficina que os ensina a técnica da Papietagem, que utiliza tiras de papel de jornal, materiais recicláveis, cola e arame na produção dos dinossauros. “Hoje, os alunos envolveram os arames com tiras de papel de jornal. Amanhã a oficina terá prosseguimento com o uso de cola e papel higiênico, o que possibilitará a pintura dos dinossauros no último dia da oficina, na quinta-feira”, destaca Cesar Giongo.

Por sua vez, Airton Giongo explica que geralmente produzem dinossauros maiores, levando de 20 a 30 dias para finalizar uma unidade, conforme o detalhamento e tamanho de cada animal a ser representado. Mas como a oficina deveria ser realizada em um curto período de tempo, decidiram produzir peças menores com os alunos. Entre eles, estava Arthur Rabiski Walker (09), da turma C do 3º ano. “Achei muito legal esses dinossauros. Dá pra fazer eles com jornal velho e até folha de caderno”, disse o aluno, que afirmou ter preferido, entre os 15 animais expostos, o Tiranossauro Rex.

Para a professora Julie Reinheimer, que ajudou e acompanhou os alunos durante a confecção dos dinossauros, a oficina vai de encontro com o que vem sendo trabalhado com eles em sala de aula. “Estamos abordando os cuidados com o meio ambiente, mais voltado para a preservação da vegetação. Mas como a técnica da Papietagem está relacionada à reciclagem de materiais, ligamos estes pontos e os alunos adoraram. Estão muito entusiasmados”, salientou Julie.

Segundo a professora, a oficina ajudou a mostrar as possibilidades de reciclagem dos materiais. “Se fala muito em reciclagem, mas aqui eles puderam ver o que pode ser feito a partir do que é reciclado. E envolver a temática dos dinossauros, que atrai a todos, serviu de estímulo para os alunos”, afirmou. Por fim, disse que o entusiasmo de alguns alunos foi tanto que até a surpreendeu. Revelou que um aluno, já repetente, e que tem dificuldade de aprendizagem, foi o primeiro a terminar a primeira etapa do seu dinossauro. “Depois que ele terminou, passou a ajudar uma colega que estava com mais dificuldade”, disse a professora, contente pelo trabalho que acabou sendo desenvolvido em equipe, estimulando a cooperação entre os alunos.

Festa dos 100 anos

Programada para ocorrer no sábado, dia 25/05, a festa de 100 anos da Emef Dom Pedro I terá, entre outras atrações, a exposição dos dinossauros produzidos pelos alunos. Aberta à comunidade, a festa ocorre das 13h às 17h, com escolha do garoto e garota do centenário, apresentações artísticas dos alunos, entre outras atrações. A festa ocorre mesmo em caso de mau tempo.

O Vale dos Dinossauros

A exposição o Vale dos Dinossauros permanece na escola até 28/05. O projeto envolvendo a exposição e a realização de oficinas com alunos já passou pela Escola Estadual Carlos Fett Filho, Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Escola Estadual Fernandes Vieira e Escola Estadual Oscar Pedro Scherer, mobilizando centenas de alunos. Quem tiver interesse, inclusive escolas, podem entrar em contato com os irmãos Giongo a fim de receberem a exposição, de modo particular, já que o projeto financiado pelo Pró Cultura RS chega ao fim após passar pela Emef Dom Pedro I. Também existe a possibilidade de se visitar o Vale dos Dinossauros, que funciona em uma residência na Rua José Schmatz, 330, bairro Florestal. O telefone de contato é (51) 99188-5700, com César. Fotos e vídeos do projeto podem ser acessados na página oficial do Projeto no Facebook, pelo link https://m.facebook.com/pg/Projeto-O-Vale-dos-Dinossauros-2286182475000698/about/

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa Lajeado