Cultura Estrela

Exposição em Estrela homenageia Mulheres na Copa

Historiadora Letícia Oliveira prepara exposição, que será aberta na sexta-feira

Mostra organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo estará aberta à visitação a partir desta sexta-feira 

 
De  sexta-feira (7) a 5 de julho o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, de Estrela, sedia a exposição “Mulheres na Copa”, que homenageia as principais jogadoras de futebol do país e do mundo. A mostra traz fotos e informações sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a mais importante competição no futebol feminino internacional, que neste ano ocorre na França. 
Um dos destaques é a jogadora Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo e maior artilheira das seleções brasileiras, tanto feminina quanto masculina, tendo marcado 101 gols. A veterana Formiga é outro destaque. Aos 41 anos, disputará a sua 7ª Copa do Mundo, participando de todas as edições desde que o torneio começou a ser realizado, em 1991.
Conforme a historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Letícia de Oliveira, alguns aspectos históricos também serão ressaltados. “No Brasil as mulheres eram proibidas de jogar futebol até 1979”, conta, citando ainda decreto do Governo Getúlio Vargas, de 1941, que limitava as modalidades liberadas para as mulheres. Na primeira edição da Copa, segundo Letícia, os jogos tinham 80 minutos, 10 a menos do que os jogos dos homens. “A Fifa entendia que as mulheres não teriam condições físicas para partidas de 90 minutos, mas isto mudou na edição seguinte”, comenta. 
Atletas como a americana Alex Morgan, uma das principais jogadoras da equipe dos Estados Unidos, que já conquistou três títulos mundiais, e a francesa Wendie Renard, defensora de 28 anos e com mais de cem jogos com a camisa da seleção do seu país, também são evidenciadas na exposição.
 
Serviço:
Exposição Mulheres na Copa
Local: Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann
            Rua Marechal Floriano, 433 – Centro – Estrela
Período de visitação: 7 de junho a 5 de julho
Horário: 8h às 11h30min e 13h30min às 17h, de segundas a sextas-feiras
Informações: (51) 3190-1258
 
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela