Cultura Mulher Destaques Lajeado

Exposição “Faces e Formas do Feminino” estreia na Casa de Cultura

Faces e formas do feminino , foto Pietra Darde

“Faces e Formas do Feminino”, um evento e exposição alusivos ao Mês de Mulher foi oficialmente aberto a comunidade na tarde desta segunda-feira, 09/03, na Casa de Cultura do município. Organizado pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o espaço recebeu autoridades, servidores, representantes de movimentos sociais, usuários acompanhados pelo CRAS e pessoas da comunidade. O evento permanece no local até dia 27/03, com exposições, oficinas, rodas de conversa e exibições de documentários na Casa de Cultura.

Uma perfomance artística, resultado de uma parceria entre o Centro de Cultura Afro, IVS Arte Escrita e CRAS, abriu a atividade, buscando provocar uma reflexão sobre como é ser mulher na sociedade, as faces e formas do feminino, machismo, violência doméstica e desigualdade de gênero. Esses temas seguirão sendo trabalhados no decorrer da programação, que foi apresentada pelas assistentes sociais do CRAS Centro, Eliana Becker, do CREAS, Bárbara Weber, e pela assessora jurídica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Andreia Brisolara.

Faces e formas do feminino , foto Pietra Darde

Durante a cerimônia, as mulheres homenageadas na exposição “Nossas Mulheres” receberam uma lembrança da sua participação. Uma delas foi Ela Lúcia Petry Johan, 77 anos. “Me emocionei bastante ao saber que tinha sido escolhida para a exposição e também por me ver exposta. Achei a ideia excepcional e foi muito legal participar”, disse Ela Lúcia.

Ao final, o público foi convidado a conhecer a exposição “Nem tão felizes para Sempre”, uma releitura da exposição “Nem tão doce lar”. A mostra retrata um ambiente de uma casa onde é possível identificar sinais e provas de violência. Junto aos objetos, estão expostos cartazes com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, jovens e pessoas idosas. Os objetivos são despertar reflexão nos espectadores sobre a cultura de violência na sociedade e sensibilizar para que possam reconhecer as situações de violência vividas.

“O que mais me chamou a atenção foi a parte do berço, onde têm desenhos de crianças que retratam sinais de violência dos próprios familiares. Achei muito pesado, mas essa é a realidade que vivemos. É muito ruim saber que ainda existe isso”, disse Cecília da Silva, 13 anos.

Além da exposição “Nem tão felizes para Sempre”, a comunidade também pode prestigiar as exposições Doce Espera e Nossas Mulheres.

“Faces e Formas do Feminino” conta com apoio do Elas Social, Move Mães, Coletivo Juntas, Vale Diferença, IVS Arte Escrita, Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajado, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal, Quilombo Loteamento 17 e Associação dos Artesãos de Lajeado.

Confira a programação completa:

Semana de 09/03 a 13/03:

Sempre na Casa de Cultura, com atividades promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Interessados podem agendar visitas pelo telefone 3982-1240.

Horários: 9h, 15h e 19h (as três atividades abaixo ocorrem da segunda até sexta, em sequência)

– Visitas guiadas à exposição “Nem Tão Felizes Para Sempre”

– Exibição do curta metragem “Acorda Raimundo, Acorda”

– Roda de conversa

Semana de 16/03 a 21/03:

Sempre na Casa de Cultura, com atividades promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo telefone 3982-1090.

16/03, segunda-feira, 9h – Oficina sobre empreendedorismo feminino – Coletivo Juntas;

17/03, terça-feira, 9h – Oficina de turbantes com Centro de Cultura Afro (traga seu lenço)

17/03, terça-feira, 13h30 – Oficina de Abayomis com Marleide Ferreira e Quilombo Loteamento 17

18/03, quarta-feira, 13h30 – Oficina Élas / Arte e Tranformação (Élas Social e mulheres indígenas)

19/03, quinta-feira, 13h30 – Roda de conversa musical: “Como é ser mulher adolescente?” (com adolescentes do CRAS)

20/03, sexta-feira, 9h – Roda de conversa Faces e Formas Femininas com os apoiadores

21/03, sábado, 16h – Momento vivencial na escadaria da Casa de Cultura com os apoiadores e EMEF FOK e Feira Artesanal

Semana de 23/03 a 27/03:

Sempre na Casa de Cultura, com atividades promovidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). Inscrições devem ser feitas pelo telefone 3982-1088.

23/03, segunda-feira, 14h – Oficina Dança Circular Sagrada em Honra às Mulheres

24/03, terça-feira, 14h – Roda de conversa “Educação sem violência e Meditação”

25/03, quarta-feira, 14h – Documentário “Vida Maria” e roda de conversa “Compreendendo a violência contra a mulher para se proteger”

26/03, quinta-feira, 14h – Oficina de defesa pessoal;

27/03, sexta-feira, 11h – Evento de encerramento da “Faces e Formas do Feminino”

Exposições permanentes na Casa de Cultura:

– “Nem tão felizes para sempre”

– “Doce Espera”

– “Oficina de autocuidado”

– “Nossas Mulheres”

Programação da Secretaria da Saúde nas unidades de saúde do município:

CENTRO DE SAÚDE MONTANHA

16/03, segunda-feira, 7h30min – Testes rápidos, coffee, realização de Práticas Integrativas Complementares e entrega de folders com mensagem pelo Dia da Mulher

CENTRO DE SAÚDE SÃO CRISTÓVÃO

27/03, sexta-feira, 8h – Caminhada alusiva ao Mês da Mulher, com sorteio de brindes e lanche para os participantes ao final da caminhada

ESF CAMPESTRE

11/03, quarta-feira, 14h – na Associação de Moradores do bairro Campestre – Bem estar da mulher com massagem, sobrancelha, limpeza de pele, com profissionais ACS e enfermeira

ESF MORRO 25

11/03, quarta-feira – Distribuição de mensagens às mulheres na unidade, testes rápidos, citopatológico de colo de útero e outros atendimentos de enfermagem com agendamento + livre demanda

ESF SANTO ANDRÉ

19/03, quinta-feira, 13h, no Auditório da Unidade – Grupo de Doenças Crônicas, com ênfase na Saúde da Mulher

27/03, sexta- feira, 8h – Grupo de Caminhada – Unidade de Saúde Santo André

ESF SANTO ANTÔNIO

19/03, quinta-feira, 8h30min às 11h30min, no Auditório da Unidade – Palestra sobre Saúde da coluna e Quick Massagem para participantes do grupo de Educação em Saúde e Grupo Auto Estima

ESF SÃO JOSE/PRAIA

11/03, quarta-feira, 14h – Oficina Terapêutica – Roda de conversa sobre saúde da mulher

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado