Iniciativa Destaques Lajeado

Exposição fotográfica resgata histórias dos 130 anos de Lajeado

Imagens que retratam histórias ocorridas ao longo dos 130 anos de Lajeado estão expostas na Casa de Cultura de Lajeado. A abertura da “Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos”, em alusão ao aniversário de emancipação de Lajeado, comemorado no dia 26 de janeiro, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14/10.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo, da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, de secretários, vereadores e pessoas da comunidade.

– Cada um na sua época foi fundamental para construir a Lajeado que está aí hoje. Nosso desafio daqui para a frente é tornar essa mostra permanente porque é inspirador passar por cada uma dessas fotografias, tentar se reportar a cada uma dessas épocas e entender quais eram os desafios que cada um teve que enfrentar para construir esse resultado. Que a gente siga levando Lajeado no coração e construindo essa magnífica história – disse o prefeito Marcelo Caumo.

 Por meio do trabalho voluntário do publicitário Luiz Darde e de seu filho, Guto Darde, iniciado em maio de 2021, a exposição conta com 36 imagens que retratam construções, instituições e momentos emblemáticos da cidade. As fotografias foram garimpadas e restauradas para serem reapresentadas com outro olhar.

– Este trabalho voluntário é um presente de valorização e reconhecimento à todas as famílias de imigrantes que vieram de longe, abriram caminhos e plantaram aqui esta cidade tão bela. Dedicamos também o projeto a todos os fotógrafos da época, que com suas fotografias criaram este legado da história, cultura, arte, tradições, costumes e arquitetura. Lajeado, que hoje, sem dúvida, é a cidade que mais se destaca, em todas as áreas. E nós, juntos, salvamos boa parte da história dessa cidade – disse Darde.

A comunidade foi convidada e participou do projeto, trazendo fotos de seus arquivos pessoais que contribuem para contar a história da cidade. Além disso, fotos do Arquivo Histórico Municipal também foram selecionadas para compor a exposição, e vídeos foram produzidos com personalidades da cidade, que contaram curiosidades e histórias por trás de cada registro.

Foi o caso da professora Gicelda Muller, que possui um acervo pessoal de fotos da cidade e contribuiu com a fotografia da igreja Santo Inácio após o incêndio no ano de 1953. Ela também esteve presente na abertura para conferir o resultado do projeto em que colaborou.

– A exposição está maravilhosa e gostei muito. É uma bela iniciativa. Ao olhar as fotos fiquei muito emocionada porque me levou aos primeiros anos da minha vida. Todas as fotos representaram muito bem nossa antiga Lajeado – contou a professora Gicelda Müller, uma das envolvidas nos vídeos.

A orientação para quem for prestigiar a mostra é levar consigo um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos, que estão disponíveis por meio de um QR Code.

O evento encerrou ao som do hino de Lajeado, tocado pelo violinista Rui Griesang.  A exposição poderá ser conferida na Casa de Cultura até o dia 29/10.

Sobre a autoria das imagens

A maior parte das imagens da exposição não tem autoria conhecida. Os visitantes que eventualmente souberem identificar com certeza o autor de alguma das fotografias pode enviar e-mail com a informação para gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br para que seja providenciada a identificação.

Sobre como contribuir com registros históricos

O projeto que se inicia com a exposição é uma obra em construção. Pessoas interessadas em colaborar com o envio de outras imagens históricas e/ou com a gravação de depoimentos relatando episódios dos 130 anos de Lajeado podem enviar e-mail com a fotografia digitalizada ou informações sobre como proceder para que a Prefeitura possa ter acesso ao material.

Exposição Fotográfica Lajeado 130 Anos

Quando: de 14 a 29/10/21

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45 e na sexta-feira das 8h às 14h sem fechar ao meio dia.

Local: Casa de Cultura de Lajeado (Rua Borges de Medeiros, 285)