Cultura Eventos Destaques Taquari

Exposição ‘Lá Onde Eu Moro’ leva ao público projetos e obras sobre cultura local de Taquari-RS, por meio do programa Heróis em Ação

Lá Onde Eu Moro

Mostra patrocinada pela Duratex explora conceitos de território, cultura e identidade em idade cenográfica interativa que também destaca ações socioculturais realizadas por grupos de alunos da rede municipal no decorrer de 2019. O Parque Zeferino Brazil recebe o evento entre 03 e 08/12 

Após sete meses de atividades propostas pelo programa ‘Heróis em Ação’, é chegada a hora de celebrar seus valores e resultados. Para isso, nada melhor que evidenciar os projetos socioculturais criados por alunos de cinco escolas da rede municipal de Taquari-RS que, no decorrer do ano, ganharam vida com suporte de iniciativa do Ministério da Cidadania com patrocínio da Duratex, além de contar com a realização da Evoluir e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Taquari.

Entre os dias 03 e 06 de dezembro, das 09h às 17h; e em 07 e 08 da mesma semana, das 13h às 19h, com programação ligada ao Natal Açoriano 2019, a exposição ‘Lá Onde Eu Moro’ tomará o Parque Zeferino Brazil (Lagoa Armênia) e, por meio de suas estruturas e materiais que remontam uma cidade cenográfica e provocam o público a interagir, abordará de forma divertida conceitos de cultura, identidade e território.

Ocupando 100m² da área do parque, ‘Lá Onde Eu Moro’ é composta de cinco núcleos de painéis e uma série de aparatos interativos feitos a partir de diferentes técnicas artísticas. A ilustração contida nestas estruturas é inspirada no livro homônimo, que conta a aventura da menina Babi, que viajou em seu território por meio do trem do tempo e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu. A obra foi trabalhada com todos os grupos do Programa e durante a exposição será distribuída de forma gratuita aos visitantes.

O programa ‘Heróis em Ação’, que dá origem à exposição, está sendo realizado em três municípios: além de Taquari, também recebem a iniciativa as cidades de Uberaba-MG e Jacareí-SP. Os pontos em comum entre todos é o envolvimento das comunidades escolares em ações cujo objetivo incentiva a valorização, a difusão e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, sob supervisão de educadores da Evoluir.

Entre os projetos realizados no município gaúcho, e que terá espaço na exposição ‘Lá Onde Eu Moro’, está a iniciativa de criação de uma biblioteca comunitária na EMEF Pedro Pereira Machado. A instalação, que receberá o nome de Biblioteca Comunitária de Amoras, será um novo espaço cultural para incentivo à leitura e ao compartilhamento, onde os alunos participantes são os responsáveis pela organização e manutenção do espaço, além do arquivo, criado a partir de livros doados.

Estudantes da EMEF Osvaldo Ferreira Brandão, por sua vez, optaram por projeto de valorização aos esportes. Por meio de pesquisas incentivas e coordenadas pelo projeto ‘Heróis em Ação’ foi constatada a falta de espaços públicos adequados para a prática esportiva, o que levou alunos da escola a transformar o ginásio de esportes local verdadeiro num centro esportivo comunitário.

Dar voz à diversidade e aos talentos artísticos do bairro Léo Alvim Faller é o objetivo do evento ‘Rua Cultural’, liderado por alunos da EMEF Professor Emilio Schenk. Percebendo as diferentes origens da população local paralelamente às inúmeras manifestações culturais ali praticadas, estudantes decidiram, por meio de atividades do projeto ‘Heróis em Ação’, criar uma forma de valorizar pessoas e a convivência entre elas por meio de uma celebração aberta a todos, com foco em atividades artísticas protagonizadas pelos habitantes do bairro.

Alunos da EMEF Timótheo Junqueira dos Santos, localizada na zona rural de Taquari, deram enfoque à arte do brincar em seu projeto. Desta forma, os estudantes se organizaram para criar uma praça comunitária com brinquedos em área verde próxima à sede da associação de moradores locais, de forma a fornecer acesso e conscientização sobre a importância do aspecto lúdico na educação de crianças e jovens.

Revitalizar e re-significar são os termos-chaves para o projeto de alunos da escola EMEF La Salle. Inspirados na recuperação de gramado na área escolar, um grupo de estudantes tem batalhado para transformar o local num verdadeiro centro de convivência baseado na prática esportiva, que futuro abrigará, entre outras atividades, campeonatos de futebol.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO ‘LÁ ONDE EU MORO’ 

Onde: Parque Zeferino Brazil (lagoa Armênia)/ Endereço:  Rua Osvaldo Aranha com Marechal Deodoro, s/n – Taquari – RS

Quando: De 03 a 08 de dezembro de 2019

Horário: De terça a sexta, das 09h às 17h; e sábado e domingo, das 13h às 19 horas

Escolas Participantes: EMEF Pedro Pereira Machado, EMEF Osvaldo Ferreira Brandão, EMEF Professor Emilio Schenk, EMEF Timótheo Junqueira dos Santos e EMEF La Salle

 

 

Assessoria de Imprensa