Cultura Arte RS RSS Destaques Estrela

Exposição no Centro de Cultura conta a história das Copas

Exposição pode ser visitada até o dia 16 de julho (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

A história das Copas do Mundo de futebol é contada em exposição organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela. Fotos e textos apresentam alguns fatos importantes relacionados ao maior torneio de futebol do mundo a partir de 1930, quando ocorreu a primeira edição, no Uruguai. A exposição está no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann e pode ser visitada até o dia 16 de julho.

Conforme a historiadora Letícia Oliveira, organizadora da mostra, algumas curiosidades também são destacadas. Ela cita, por exemplo, que os cartões amarelo e vermelho foram instituídos somente em 1970, na Copa disputada no México. Antes dos cartões, quando um jogador realizava alguma penalidade, o juiz precisava advertir de forma interpretativa e verbal.

A exposição dá ênfase também à Rússia, onde ocorre o torneio deste ano, que se inicia no próximo dia 14. Sobre o país sede, são abordados aspectos como a cultura e geografia. “É o país com a maior extensão territorial do mundo e o que possui maior número de fusos horários”, conta Letícia. O Teatro Bolshoi e as “matrioskas” – série de bonecas, geralmente feitas de madeira, colocadas um dentro das outras – também são retratadas. “É um brinquedo tradicional daquele país”, frisa a historiadora.

Durante a realização da Copa será feito o acompanhamento com as principais notícias, que farão parte da exposição, que traz ainda os principais jogadores, estádios e a data dos jogos. Escolas interessadas em levar seus alunos podem agendar horário pelo telefone (51) 3190-1258. No dia 15 já está agendada visita de estudantes do 2º ao 4º anos da Escola Estadual 20 de Maio.

Texto: Ascom Estrela