Cultura Destaques Estrela

Exposição no Centro de Cultura retrata patrimônio de Estrela

Imagens de prédios históricos do município compõem a mostra, que será aberta à visitação no dia 13 de maio

Com o objetivo de mostrar a riqueza do patrimônio histórico do município, principalmente da arquitetura, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) vai realizar, de 13 a 24 de maio, a exposição “Patrimônio Cultural de Estrela”. São imagens de prédios que fazem parte da história da cidade, além da escadaria do Rio Taquari, construída em 1924 e onde funcionou o primeiro porto de Estrela.

Entre os prédios retratados está o do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, que vai abrigar a exposição. Foi construído em 1925 pelo empresário e vice-intendente de Estrela de outubro de 1924 a outubro de 1928, Helmuth Fett, que dá nome ao saguão I do Centro de Cultura. Restaurado na década de 1990, abriga hoje a Secretaria de Cultura e Turismo e o Núcleo Cultural.

Outros prédios com importância histórica também são retratados, como o que hoje abriga a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Sua construção data de 1905, pelo médico Gabriel Schlatter, onde montou sua clínica e uma escola de parteiras. Depois funcionou no local a Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Müller.

A exposição apresenta ainda outras edificações, como a do Alambique Berwanger, construído em estilo enxaimel no final do Século XIX; da antiga fábrica de sabão Costa, do Banco Nacional do Comércio, localizado na esquina das ruas Fernando Abott e Borges de Medeiros, e do Banco da Província, na Rua Coronel Flores, onde hoje está localizada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico.

Organizadora da exposição, a historiadora Letícia de Oliveira conta que são 27 imagens que procuram apresentar, por meio da arquitetura, a história do município e a importância da sua preservação. “O objetivo é mostrar a riqueza deste patrimônio existente no município”, frisa Letícia. A exposição, segundo ela, apresenta ainda, entre outros, os prédios onde funcionou a Prefeitura, até o atual, de 1954.

Serviço:
Exposição Patrimônio Cultural de Estrela
Local: Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann
Período: de 13 a 24 de maio
Horários de visitação: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h (de segunda a sexta-feira)
Entrada franca

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela