Cultura RS RSS Estrela

Exposição “Rostos com História” busca identificar cidadãos estrelenses

Exposição conta com mais de 200 fotos (Foto: Rodrigo Angeli)

Foi aberta, na manhã desta segunda-feira (14), a exposição “Rostos com História”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secutur). São mais de 200 fotos de pessoas que já foram tema de reportagens e outras publicações do Jornal Nova Geração, mas que hoje estão sem identificação.

A proposta, que se estenderá até dia 25/05, tem como objetivo principal identificar personagens que possam ter valor histórico para o município ou mesmo afetivo para diversas famílias locais. As fotos estão expostas no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, na rua Marechal Floriano, nº 433, também sede da secretaria.

Conforme a historiadora Letícia de Oliveira, a ideia da exposição surgiu a partir do trabalho de organização do acervo documental de que a secretaria possui. “Tínhamos aqui um acervo com centenas de fotos de pessoas que já foram utilizadas em alguma publicação do Jornal Nova Geração, ou foram fontes de matérias, coluna social ou outras. Só que hoje estão sem identificação. Rostos que podem ter alguma história, mas que assim, de certa forma, estão perdidas”, explica. “O que buscamos é, através da exposição, receber a visita de pessoas que possam reconhecer algum familiar ou personalidade neste material. Mesmo que não tenham valor histórico para o acervo, podem ter valor sentimental para famílias, e assim serem devolvidas. Já obtivemos sucesso em alguns casos. Nos ajude a contar esta história”, diz ela.

A Secultur já trabalha na organização de uma exposição sobre a história das Copas do Mundo, que será aberta antes do mundial. Mais informações pelo telefone 3190-1258.

Texto: Ascom Estrela