Educação Westfália

Fábio Ribeiro Mendes palestra para professores das redes municipal e estadual

Professores da rede municipal e estadual participaram da programação promovida pela SMEC_PDVCom energias renovadas para um novo ano letivo, os professores das redes municipal e estadual de ensino retomaram suas atividades nesta semana. Como forma de boas-vindas, na manhã de terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) de Westfália promoveu uma palestra com o professor Fábio Ribeiro Mendes, que trabalhou a temática “Autonomia no Aprendizado em Sala de Aula”.

Tendo por local a Casa da OASE, no Centro do Município, os professores tiveram uma manhã de reflexão e troca de ideias. Desejando um excelente ano letivo, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, saudou os professores e apresentou novos integrantes da SMEC e das direções municipais. “Tudo começa nesta semana, com planejamento para receber nossos alunos na próxima segunda-feira. Que juntos possamos construir o conhecimento, mostrando com nosso exemplo aquilo que com palavras ensinamos”, observou ela.

Elisangela ainda enalteceu o grande o desafio de assumir a SMEC. “Não mediremos esforços para estar a altura deste desafio. Contem sempre comigo e com toda a Secretaria”, ponderou a secretária, acrescentando a importância do trabalho coletivo.

Já a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, que também é professora, salientou que já sente saudades da sala de aula e do convívio diário com os alunos. “Eu queria muito estar no lugar de vocês, começando o ano letivo. São quatro anos que ficarei longe da sala de aula, e tenho certeza que isso me fará falta. Porém, ser vice-prefeita foi um desafio que eu escolhi e um cargo que assumo com muito orgulho”, enalteceu.

Conforme Evanete, os alunos são o futuro da sociedade. “E vocês, professores, são mediadores da felicidade deles”, acrescentou. A vice-prefeita ainda parabenizou o ex-secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, pelo trabalho executado em prol da comunidade escolar westfaliana enquanto coordenador dos trabalhos da pasta.

Enquanto isso, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, reforçou que a maior arma de mudar o mundo é a educação. “Nós acreditamos muito em vocês. A primeira educação, sem dúvida, precisa vir da família. Depois, a escola ajuda nesse processo. E a parceria entre educandários e famílias precisa se fortalecer cada vez mais”, destacou o prefeito.

Landmeier ainda desejou um bom ano letivo ao corpo docente e aos alunos. “Que 2017 seja um ano especial na Educação. Neste setor, nossa maior urgência, neste momento, é a reforma do Cematia, que atende crianças no turno inverso às aulas”, pontuou. Ainda para inspirar o início do ano letivo, o professor de música, Leandro Ahlert, cantou a canção “Nunca Pare de Sonhar”, de Gonzaguinha, como forma de promover uma reflexão aos professores.

Foi então que, sob forma de dinâmica e troca de ideias, Fábio Ribeiro Mendes deu início à sua palestra “Autonomia no Aprendizado em Sala de Aula”. Durante a manhã, o profissional promoveu um debate sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores em seu trabalho em sala de aula. Com seu discurso bastante voltado ao método de auxiliar o aluno a aprender a estudar, Mendes ainda realizou uma oficina com os professores, justamente para entenderem o processo e facilitar a sua aplicação em sala de aula.

Conforme Elisangela, Fábio Mendes coordenará, ainda neste ano, outros encontros de preparação dos professores, oportunidade em que trará mais temáticas inovadoras na área da Educação. “Ele trabalhou muito a questão da autonomia do aluno na busca pelo conhecimento, através da pesquisa, da leitura e do entendimento do conteúdo. Fomos muito felizes na escolha, e traremos ele mais vezes para qualificar ainda mais nossos professores”, pontuou a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Quem é Fábio Ribeiro Mendes?

O professor Fábio Mendes é graduado, mestre e doutor em Filosofia, além de graduado em Direito pela UFRGS. Desde 2007, promove projetos inovadores em escolas públicas e privadas, os quais já atingiram um público de 20 mil alunos, pais e professores, em mais de 100 instituições de ensino. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Educação RS, oferecido pelo SINPRO/RS. Possui, no total, cinco livros lançados: A Nova Sala de Aula; Vestibular e Enem 100% – Método de Estudo, Descanso e Lazer; Meu Filho Não Quer Estudar; A Formação de Hábito de Estudo e Iniciação Científica.

Salto Ventoso

Professores da rede municipal de ensino retomaram suas atividades já na segunda-feira, dia 06 de fevereiro, à tarde. Na oportunidade, a SMEC promoveu um passeio a Salto Ventoso, no interior de Farroupilha, onde, além de conhecerem o ponto turístico, participaram de um workshop de motivação e relacionamento interpessoal e de equipe.

A atividade teve como objetivo integrar e motivar os professores da rede municipal de ensino, promover reflexões compartilhadas acerca do trabalho, estimular autoconhecimento e empatia entre a equipe, e incentivar os professores a contribuírem com seus potenciais para o desenvolvimento do trabalho coletivo. Na oportunidade, os educadores construíram uma teia com fios, conectando histórias, saberes e potenciais, e através da música “Trem Bala” foi promovida uma reflexão pessoal e íntima.

Fonte: Ass. de Imprensa da Prefeitura de Westfália
Foto: Paloma Driemeyer Valandro