Arroio do Meio RSS Obras

Fábrica de rações tem obras iniciadas

Máquinas já estão trabalhando nos preparos da área de terra para a construção da fábrica de rações (Foto: Carina Marques)

O Complexo Avícola da Dália Alimentos será composto por quatro empreendimentos: frigorífico de aves, fábrica de farinhas, fábrica de rações e incubatório. Os três primeiros localizados em Arroio do Meio e o último em Mato Leitão. A fábrica de rações está com fase de início de obras civis em andamento na ERS-129, em Palmas, no município de Arroio do Meio, em frente à obra do frigorífico e ao lado do Complexo Lácteo da Dália Alimentos.

A unidade fabril abastecerá as aves criadas nos nove condomínios, dos quais seis estão com os serviços de terraplenagem em curso em municípios do Vale do Taquari. Serão duas linhas de produção: uma para rações de matrizes, sem uso de proteína animal, com capacidade para 12 toneladas/hora; e a outra para animais de abate, suínos e aves, com capacidade para 50 toneladas/hora de ração peletizada.

A unidade terá capacidade para recebimento e estocagem de matéria-prima, com três silos graneleiros com capacidade para nove toneladas de milho e estrutura para receber 200 toneladas/hora de matéria-prima vegetal a granel. Será instalado um tombador hidráulico de 26 metros para descarga de caminhões bitrem e estrutura em moega segregada para recebimento de matéria-prima de origem animal.

Quanto ao processo de apoio, serão instaladas três unidades para fabricação de premix vitamínico e mineral automatizadas. Todos os processos serão automatizados através de um sistema central de controle. Já as expedições serão pelo sistema robotizado.

Incubatório em Mato Leitão

Parte integrante do Complexo Avícola, o incubatório de aves também está com obras de terraplenagem em andamento. A área, que está sendo preparada pelo município, tem seis hectares e está localizada em Palanque Pequeno. No incubatório serão produzidos 1,2 milhão de pintos que irão abastecer os nove condomínios de produção de frango de corte.

Frigorífico de aves

No frigorífico, cujas obras civis já foram finalizadas, o processo é de fechamento das paredes isotérmicas internas e externas. Também se encontra em fase adiantada a instalação do sistema de frigorificação, sendo que já foram adquiridos os equipamentos das linhas de abate e de evisceração automática.

Condomínios

No campo, os condomínios que irão produzir os frangos de corte para abate também têm terraplenagem em andamento. As prefeituras, parceiras do projeto, são as dos municípios de Anta Gorda, Encantado, Vespasiano Corrêa, Mato Leitão, Venâncio Aires e Marques de Souza. Aliás, em Anta Gorda, no dia 27 de abril, às 14h30min, durante a 7ª FestLeite, será realizado o lançamento da Pedra Fundamental do Condomínio no município.

Texto: Ascom Dália Alimentos