Cultura RS RSS Destaques Estrela

Falta uma semana para a Feira do Livro de Estrela

Feira espera receber milhares de visitantes nos cinco dias de evento (Foto: Arquivo)

Além do incentivo à leitura, a 8ª Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler, ver o mundo” – reserva uma série de atrações culturais. E os últimos preparativos são tomados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Agendado para ocorrer de 2 a 6 de outubro, o evento espera receber milhares de visitantes na sede social Soges, os quais poderão adquirir as mais diversas obras literárias e apreciar atividades como a Hora do Conto, que são momentos de interação com escritores presentes; assistir a shows; palestras ou mesmo para conversar e pegar um autógrafo dos autores, entre eles o patrono Antônio Schimeneck. A feira estará aberta diariamente das 8h30min às 21h30min (sábado até às 13h) e a entrada é franca.

O movimento pré-Feira já foi bastante intenso. Oficinas literárias e pedagógicas com autores presentes foram constantes. O lançamento, em uma palestra com o escritor e filósofo Mario Sergio Cortella, levou mais de 3,2 mil pessoas ao Centro Comunitário Cristo Rei. Para o titular da Smed, Marcelo Mallmann, o evento tem tudo para superar as expectativas. “Será uma grande oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade do mundo literário. Esperamos que ela prestigie, pois serão muitas atrações, e com entrada gratuita. Por isso tudo não podemos deixar de agradecer à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e às empresas parcerias, que estão tornando tudo isso viável”, destaca.

Outro ponto destacado por Mallmann são os mais de 3,2 mil vale-livros que serão distribuídos aos alunos da rede municipal, do maternal ao 9º ano. “Trata-se de um grande incentivo à leitura, à cultura.” Segundo o secretário, a introdução da feira no círculo estudantil também foi muito trabalhada. “A importância da leitura sempre recebeu atenção por parte dos nossos educadores. Mesmo com a feira somente em outubro, incentivamos bastante e, desde o início do ano, foram realizados trabalhos nas escolas sobre obras de diversos autores, e os estudantes sempre se mostraram participativos. Surgiram variadas ações neste sentido. Além disso, ocorreram oficinas, ministradas pelos autores que estarão presentes ao evento, e o aprendizado repassado, tanto a alunos como a professores, foi e será ainda muito utilizado nas salas de aula e cotidiano de todos”, completa.
A Feira do Livro 2018 é uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais informações na Smed pelo telefone 3981-1134.

Programação oficial da feira

02 out |terça-feira
Autor presente: Jonas Ribeiro
Hora do Conto
18h –Sessão de autógrafos com o escritor Jonas Ribeiro
19h30min – Cerimônia de Abertura e show com Vocal em Cena

03 out |quarta-feira
Autores presentes: Jonas Ribeiro e Marcos Meier
Hora do Conto
19h15min – Momento cultural com Kelly Carvalho
19h30min – Palestra com Marcos Meier « Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos »

04 out |quinta-feira
Autor presente: Antônio Schimeneck
Hora do Conto
19h – Apresentação do Quarteto de Sopros Fascínio
19h30min – Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther

05 out | sexta-feira
Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro
19h30min – Espetáculo « A Sbórnia Kontr’atraka » com Hique Gomez e Simone Rasslan

06 out |sábado
Autor presente: Antônio Schimeneck
Hora do Conto
9h – Sarau Literário da Alivat
10h30min – Lançamento da coletânea « Tenho uma história para te contar » produção da Emei
Paulo Freire
11h30min – Sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Morais Rigo

Texto: Ascom Estrela