RS RSS Estrela Geral

Famílias buscam CRAS para viabilizar o kit digital

Mobilizadora do Seja Digital, Taís Ávila, atende o aposentado Sérgio Rodrigues (Foto: Rodrigo Angeli)
Mobilizadora do Seja Digital, Taís Ávila, atende o aposentado Sérgio Rodrigues (Foto: Rodrigo Angeli)

O sinal analógico de televisão será desligado em Estrela, assim como em todo o país, no dia 31 de janeiro. Desta forma, quem não possuir os televisores já equipados para captar o sinal digital ou a antena com conversor não conseguirá mais sintonizar os canais. Pessoas interessadas em receber o kit de antena e conversor do Governo Federal através do programa Seja Digital, que estão dentro dos critérios exigidos, entre eles ter o Cadastro Único (Cad Único), podem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Estrela para viabilizar o processo. A procura tem sido intensa e deve aumentar nos próximos dias.

O programa ganhou atenção especial por parte da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela (Sedesth). Mutirões inclusive foram realizados em alguns bairros e localidades como Imigrantes, Marmitt e Nova Morada. De acordo com Thaís Avila, mobilizadora do Seja Digital que está atendendo no Cras, a procura das pessoas tem sido maior nos últimos dias. “Apesar dos avisos constantes e que ocorrem há bastante tempo, somente agora as pessoas têm dado a importância ao fato de que podem ficar sem os seus canais de TV favoritos”, diz ela.

“Outra questão é que muitos confundem os critérios. Entre eles de que é necessário ser beneficiário do Bolsa Família para receber o kit. Estes também, mas não necessariamente”, explica. “O que se exige sim é que se tenha Cad Único e cumpra as regras, como ter os documentos em dia. E é o que muitos vem aqui conferir, como também realizar a inscrição no Seja Digital e o agendamento para a retirada do kit nos Correios.” Quem deseja o auxílio pode procurar a Unidade Centro do Cras na Rua Tiradentes, nº 478, Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até dia 25.

O aposentado Sérgio Rodrigues (69) foi um dos que buscou o Cras na manhã desta terça-feira. “Minha TV ainda é boa, estou satisfeito, e se tenho direito vou aproveitar. Só vou esperar para ver se tenho este”, destacou o morador do Bairro Imigrantes. Conforme Thaís Avila, o resultado da avaliação sai em até um dia para quem está realizando o Cad único. Quem o tem há mais tempo já recebe o horário do agendamento para a retirada do kit. Eduardo Souza (75), do Alto da Bronze, foi outro. “Dinheiro foi investido nisto, se preciso e tenho direito, vou aproveitar. Mas muitas pessoas não o vão porque ainda não entenderam bem as regras”, avaliou o aposentado.

Conforme Adilson Carvalho Rodrigues, da agência dos Correios de Estrela, são 21 programas sociais do governo federal que podem beneficiar seus usuários com o kit. “A expectativa inicial era entregarmos 2.450 kits em Estrela. Já realizamos a entrega de 2,2 mil unidades. O Cras Estrela tem sido um grande parceiro nosso nesta tarefa”, detalha.

Ele lembra que quem tem interesse de retirar o kit digital pode também fazer um cadastro pelo telefone 147 ou no site www.sejadigital.com.br, preenchendo dados como seu número NIS, nome completo, número de telefone e CPF. Depois disto é feito o agendamento para a retirada dos aparelhos nos Correios, onde também receberão informações sobre a instalação. “Podem nos procurar aqui que até consultamos a situação de cada um. Apenas não vamos é atropelar o agendamento das entregas já existente”.

Texto: Ascom Estrela