RS RSS Destaques Geral

Famurs promove 36º Congresso de Municípios em Porto Alegre

O evento está previsto para os dias 6 e 7 de julho (Foto: Divulgação)
O evento está previsto para os dias 6 e 7 de julho (Foto: Divulgação)

Os principais entraves que interferem na eficiência da gestão pública municipal serão abordados na 36ª edição do Congresso de Municípios, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), está previsto para os dias 6 e 7 de julho e terá como tema neste ano Um olhar para o amanhã. O encontro tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, vai apresentar a pauta municipalista no Congresso.

As inscrições serão feitas no local. A intenção do Congresso é promover um amplo debate sobre como as prefeituras podem superar as dificuldades na economia, política e segurança pública. Também serão discutidas medidas para o fechamento de contas. O evento ainda marca a posse da nova diretoria da Famurs e a entrega do 1º Prêmio Boas Práticas. “Em um momento tão delicado, precisamos olhar para frente, buscar alternativas e pensar no futuro”, ressaltou o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador.

A solenidade de abertura acontece na quarta-feira, 6 de julho, a partir das 9h. Em seguida, o economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani, fará a palestra especial com o tema Um olhar para o amanhã. A partir das 14h, o debate será sobre o papel dos Municípios na segurança pública. Participam do painel o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; o pós-doutor em segurança pública Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo; o secretário de segurança de Canoas, Alberto Kopittke; e o especialista em segurança pública Marcos Rolim.

Ziulkoski abordará pauta municipalista
Logo após, Folador e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, irão debater com os prefeitos os principais itens da pauta municipalista. Ainda será lançado no evento o livro Famurs 40 anos, escrito por Tabajara Ruas. A obra resgata a trajetória da Federação. No encerramento do primeiro dia do Congresso, às 20h, está programado um jantar de confraternização com os prefeitos.

Na manhã de quinta-feira, 7 de julho, às 9h30, começa o painel Gestão fiscal responsável: orientações para o fechamento de contas com o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda (Consef), Ricardo Gottardo; e o consultor técnico da Área de Receitas Municipais da Famurs, Milton Mattana.

Eles irão apresentar alternativas para aumentar receitas e diminuir despesas no encerramento do mandato. Em seguida, às 10h, a presidente da Federasul, Simone Leite; o economista Alfredo Meneghetti Neto; o ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Odir Tonollier; e o diretor financeiro do Banrisul, Ricardo Hingel, participam de uma palestra com o tema “Perspectivas para a retomada da economia brasileira”.

Os ex-governadores do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, Olívio Dutra e Jair Soares também marcam presença no Congresso. Eles irão participar do painel O desafio de unir o país em tempos de turbulência política, que acontece a partir das 14h.

Logo após, às 16h, o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, tomará posse como presidente da Famurs. A nova diretoria é composta por oito prefeitos que vai comandar a entidade até julho de 2017. Na última atividade do dia, serão revelados os projetos municipais vencedores do Prêmio Boas Práticas. As inscrições serão feitas no mesmo local do evento, que acontece no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, localizado na Avenida Alberto Bins, 509, Centro de Porto Alegre.

Transmissão ao vivo
Os interessados em saber mais informações sobre o Congresso podem acompanhar o evento ao vivo pelo canal da Famurs no Youtube (youtube.com/tvfamurs). Ainda será permitido aos internautas o compartilhamento de informações nas redes sociais pela hashtag #CongressoFamurs. Simultaneamente à realização do Congresso, acontecem o 3º Fórum Nacional e o 23º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura.

Texto: Agência CNM, com informações da Famurs