Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Fantasia dos livros e do teatro marca Semana Cultural no Colégio Teutônia

Peça “O Maravilhoso Show Cultural de Variedades da Família Gentil”, com o Grupo de Teatro Luz & Cena (Foto: Divulgação/Colégio Teutônia)

A primeira parte da Semana Cultural do Colégio Teutônia, com atividades programadas para o mês de agosto, contou com peças teatrais, contação de histórias e encontro com escritora no período de 06 a 10 de agosto. Com o tema “Ler, compreender e interpretar”, a programação terá continuidade até o final do mês.

“Funeral da Leitura”

A abertura oficial, no dia 07, contou com a encenação “Funeral da Leitura”, uma dramatização comovente, apresentada pelo 9º ano do Ensino Fundamental com a participação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio, sob a orientação da professora Edilene Pereira. No palco do Auditório Central, o cenário era um funeral. Os atores, primeiramente fixados aos celulares, são despertados pela atriz principal, a personagem leitura, que após ter sido considerada morta, ressurge resoluta a convencer os participantes do funeral da sua importância. A encenação finaliza com um convite à reflexão: “Chocados? A ideia era essa. Infelizmente é isso o que vem acontecendo, estamos assassinando a leitura de livros. Hoje a tecnologia é indispensável, não se pode e nem se deve viver sem ela. Se é assim, tentemos aliar o purismo dos livros a esse universo atraente, mágico e interativo”, enfatizaram os estudantes.

Contação de histórias e conversa com escritora

No mesmo dia ocorreu contação de histórias com a professora Cristina Müller. Ela encantou a plateia de estudantes do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil com a história “O domador de monstros”, da escritora Ana Maria Machado. Foi um momento diferenciado para refletir sobre os medos, conversar sobre eles e encantar-se com a história da criança que resolveu encarar os seus.

No dia 08 a conversa foi com a escritora Rosana Rios, no turno da manhã para as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e à tarde para a Educação Infantil, novamente no Auditório Central. “Após a leitura dos livros e a realização de trabalhos de compreensão e interpretação, o encontro com a autora é um momento ímpar para saber do processo de criação do livro, da composição dos personagens, do espaço e do enredo. Além de falar sobre as obras, Rosana Rios contou histórias de sua vida e destacou que escrever livros requer dedicação, disciplina e um grande amor pelas palavras”, comentou a coordenadora pedagógica do Colégio Teutônia, professora Kátia C. Rex.

Universo familiar em cena

Na sexta-feira, dia 10, a programação reuniu estudantes do Ensino Fundamental e Médio para assistirem à peça “O Maravilhoso Show Cultural de Variedades da Família Gentil”, com o Grupo de Teatro Luz & Cena, no Auditório Central. Por meio de uma metáfora, entre a ficção do teatro e a realidade diária de uma família de artistas, a peça apresentou conflitos, desentendimentos, sonhos e realidades comuns a diversas famílias no mundo. “A teatralização do universo familiar significa, nesse contexto, um instrumento de resgate de valores essenciais para a formação e transformação da pessoa”, explicou a professora Kátia.

Programação que segue

A programação da Semana Cultural segue no dia 15, às 10h, na palestra com o escritor Rodrigo Rosp sobre o tema “A influência digital na literatura em papel”, direcionada as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, tendo por local o Miniauditório. No dia 28 de agosto, com início às 19h, ocorre o Sarau Poético da 1ª série do Ensino Médio, em evento dirigido aos pais e estudantes da 1ª série do Ensino Médio, no Auditório Central.

Fechando as atividades especiais, no dia 31 de agosto, às 10h15min, haverá apresentação da Banda Alpha Rock, com origem no município de Imigrante e tendo como integrantes estudantes do CT, no Auditório Central.

O evento interno destinado aos estudantes do educandário ainda conta com exposição de trabalhos referentes às leituras das obras da autora Rosana Rios e Feira Troca-Troca de Livros na Biblioteca do CT até o dia 31 de agosto.

Texto: Ascom Teutônia