Saúde RS RSS Lajeado

Farmácia na UPA facilita acesso a medicamentos para pacientes

A nova farmácia funcionará dentro da Unidade, todos os dias, das 8h até meia-noite (Foto: Jovana Dullius)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ampliou o serviço da sua farmácia para facilitar o acesso dos pacientes em atendimento aos medicamentos. A nova farmácia funcionará dentro da Unidade, todos os dias, das 8h até meia-noite. O atendimento no espaço significa um benefício para a comunidade e agiliza o processo de fornecimento de medicação.

Lisandra de Moura Vedoi foi uma das pessoas que já usufruiu do serviço. Ao levar a filha de sete meses até a UPA para tratar um resfriado, pôde sair do local com os medicamentos em mão. “Para mim facilitou muito. Antes tínhamos que vir até a UPA e depois nos deslocar até o Posto de Saúde ou à Farmácia-Escola. Agora não precisamos mais perder tempo e já começamos o tratamento aqui”, falou Lisandra.

Com recursos municipais e da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), entidade gestora da UPA, a farmácia entregará os medicamentos disponíveis e prescritos dentro da UPA aos lajeadenses cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). “A ideia da instalação da farmácia é fornecer os medicamentos que são disponibilizados na Farmácia-Escola e nos Postos de Saúde. A UPA está mais afastada da cidade, e retirar os remédios na hora facilitará o procedimento para a população”, explicou o Secretário da Saúde Tovar Musskopf.

A UPA já possui uma farmácia que disponibiliza os medicamentos somente para os pacientes que recebem medicação na hora. Agora, com receita, serão oferecidos antibióticos, antitérmicos e remédios para problemas diagnosticados na Unidade. “Nós teremos os medicamentos das receitas que são prescritas aqui. Tratamos febre, diarreia, dor. Os remédios que são retirados periodicamente como pressão, colesterol e diabetes não poderão ser retirados na UPA”, destacou Ursula Jacobs, coordenadora da UPA.

Texto: Ascom Lajeado