Educação RSS Fazenda Vilanova Destaques

Fazenda Vilanova prepara a Feira do Livro

Feira do Livro envolverá crianças e jovens de Fazenda Vilanova (Foto: Divulgação)
Feira do Livro envolverá crianças e jovens de Fazenda Vilanova (Foto: Divulgação)

Fazenda Vilanova vai entrar no espírito literário e democratizar o acesso a leitura para os estudantes que se entusiasmam em “viajar nas letras” e gostam de atiçar a imaginação. A Feira do Livro acontece nos dias 26 e 27 de setembro, na escola Edgar da Rosa Cardoso. Durante dois dias a programação feita especialmente para o evento deve envolver crianças e jovens e impulsionar a leitura de obras de diversos gêneros. Na escola, haverá a presença da Livraria Wessel e a exposição de trabalhos de alunos relacionados ao projeto Ler faz Crescer. “Também vão estar à mostra trabalhos estudantis desenvolvidos com os livros do autor presente, que este ano é o Dilan Camargo”, salienta a secretária de Educação, Débora Dornelles.

Atividades culturais e hora do conto vão marcar o evento, que tem como objetivo popularizar o livro e está sendo feito em parceria com o Sesc de Lajeado. “A Feira é um evento esperado pelos nossos alunos que aguardam o momento para poder ter o contato com outros livros que não sejam das bibliotecas das escolas. Eles também gostam de ter contato com escritores. Isso vem de encontro ao incentivo da leitura e escrita que já é trabalhada em sala de aula pelos professores da rede”, comenta Débora.

Ela frisa que este ano, haverá nas escolas o troca-troca de livros. O aluno que trouxer de casa uma obra que já tenha lido ganhará um vale-livro. Nos dias de feira, trocará esse vale pelo livro de outro colega. “Cada escola vai realizar a atividade em seu espaço escolar.”

A Feira deve impactar 800 alunos, que com a iniciativa, devem valorizar o ato de ler. “O livro faz com que o aluno desenvolva a sua leitura, tanto na forma escrita como leitura de mundo. Ele consegue melhorar o raciocínio, desenvolver a expressão oral, tendo um ganho que é essencial para sua formação como pessoa”, diz Débora.

Projeto Ler Faz Crescer
A Feira coloca em evidência o Projeto Ler Faz Crescer que é realizado nas escolas da rede municipal. Alunos são incentivados a fazer retirada de livros e a contação da obra em sala de aula. Essa atividade envolve as famílias porque crianças que ainda não sabem ler também retiram o seu livro e os pais as auxiliam contando a história para elas, para que assim possam reproduzir na escola.

A sacola da leitura faz parte do projeto. Ela passa durante o ano pela casa dos alunos, que fica por dois dias com o material. Assim, a família tem contato com jornais, revistas, livros. Um diário acompanha o material. Ali a família faz o registro de como foi a “visita” da sacola. “É um projeto que tem dado certo, a criança se sente estimulada para retornar com a sacola para a escola mostrando o registro dos pais no diário.”

Autor presente
Dilan Camargo é escritor e poeta. Tem mais de 20 livros lançados e também publicou volumes de contos, crônicas e versos para adultos. Além disso, é compositor de temas nativistas,
Patrono de várias Feiras do Livro, tem participado intensamente em várias feiras do livro em escolas e cidades do RS, proferindo palestras e interagindo com o público leitor.

Programação
Dia 26 (Segunda-feira)
7h30 às 8h – Abertura e apresentação cultural
8h às 16h55 – Visitação à feira
8h15 às 11h15 min– Hora do Conto
13h âs 13h30 min – Apresentação cultural
13h45 min às 16h45 min – Hora do Conto e visitação

Dia 27 (Terça-feira)
7h30min às 7h50 – Apresentação cultural
8h às 16h30min – Visitação à Feira
7h50 min às 9h30min – Sessão de cinema. Filme: Uma viagem extraordinária
10 às 11h – Bate-papo com autor Dilan Camargo
13h às 13h45 min – Apresentação cultural
13h45 min às 16h – Bate-papo com o autor Dilan Camargo

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Fazenda Vilanova