Economia Vale do Taquari

Federasul inserida no Vale do Taquari

Encontro na Federasul com lideranças regionais

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) está intensificando o trabalho para identificar as oportunidades de melhorias regionais de todo o Estado. Este ano, organizou o Fórum Federasul O Rio Grande em Transformação para difundir essas iniciativas. A entidade conta com 18 responsáveis a nível regional. No Vale do Taquari, o empresário Renato Lauri Scheffler, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia assumiu o cargo há 8 meses, como representante da CIC Vale do Taquari e de todos os seus associados na Federasul.

Ele é vice-presidente regional, com mais 4 diretores; Renata Galiotto, da Associação Comercial e Industrial de Encantado, Fernando Fensterseifer, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio, Jorge Faccioni, da Associação Comercial e Industrial de Lajeado e Verno Arend, da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela.

Renato afirmou que a Federasul adotou uma nova postura. “Houve uma reestruturação na Federasul, desde que a presidente Simone Leite assumiu há 3 anos, ela veio com uma proposta de interiorização da entidade, antes era tudo concentrado em Porto Alegre, agora estão buscando unir as forças empresariais do interior e região metropolitana para fortalecer o Estado.”

Para ele, o fato de ter um vice-presidente é a oportunidade de a região buscar forças e levar as necessidades para a entidade maior, que é a Federasul. “Isso tudo para que possam contribuir com nós regionalmente, na busca do que estamos necessitando, em todas as áreas; saúde, educação e transporte.”

A Federasul agrega hoje 160 entidades de todo Estado, com 40 mil empresas ligadas a entidade, demonstrando assim a força e a inserção forte nos governos.

Pleitos

Renato apontou dois pleitos que a região buscou amparo da Federasul.

-Manter o efetivo no Vale do Taquari – formatura de novos soldados

-Duplicação/alargamento de rodovias – ERS 129, 130 e 453.

União das entidades regionais

O vice-presidente reforça que é preciso trabalhar em conjunto, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari), Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e Associação dos Município do Vale do Taquari (Amvat), para que as entidades elenquem o que é prioridade para a região e cada um busque da melhor forma solucionar o pleito. “Nós precisamos ter o consenso, para que não aja disputa interna na região, sem essa união não conseguiremos nada. E quanto mais forças envolvidas melhor.”

 

 

Assessoria de Imprensa Federasul
Crédito: Divulgação