Alimentação Rural Marques de Souza

Feira de Produtores Orgânicos de Marques de Souza é inaugurada

Abertura da feira foi prestigiada pro autoridades diversas, secretários, vereadores e produtores

O município de Marques de Souza conta oficialmente com uma Feira de Produtores Orgânicos. Na manhã do último sábado (24/08), autoridades, extensionistas da Emater/RS-Ascar, representantes de entidades, agricultores e público em geral prestigiaram a inauguração do espaço, localizado na Praça Recanto Livre. A feira ocorrerá todos os sábados, a partir das 8h. No local, 12 famílias de produtores comercializarão hortaliças diversas, como alface, rúcula, cenoura, beterraba e cebola, além de frutas da época, como laranja, bergamota, abacate e nozes.

Durante a abertura houve também comercialização de produtos de agroindústrias locais – como salame, copa, queijo, mel, cogumelos e tomate seco – e artesanato, além de venda de chopp artesanal e música ao vivo. O processo de consolidação da feira esteve diretamente ligado ao Programa de Irrigação de Hortas Doméstico-Comerciais em Pequenas Propriedades da Agricultura Familiar do Governo do Estado, que destinou kits de irrigação por gotejamento para áreas de 1000m²para as famílias produtoras, sendo a produção de alimentos saudáveis a sua ‘contrapartida’.

Nesse sentido, o sistema de irrigação foi o que estimulou as famílias para a constituição de suas hortas. “A gente sabe que a questão da água pode ser um problema e este certamente foi um primeiro passo”, destacou Almir Kehl, da localidade de Linha Atalho, reforçando a importância da Prefeitura no processo. “Foram eles os responsáveis por instalar caixas de água, bombas, filtros e encanamentos de forma gratuita”, explica Kehl, que também é produtor de leite e de aves e que vê no cultivo de hortaliças uma alternativa a mais para a diversificação da propriedade.

Para o agricultor Elson Griesang, o Lili, a feira se apresenta como mais uma opção para a comercialização direta ao consumidor final. “É uma forma de fortalecer essa ideia da convivência, da socialização”, analisa. Para sua banca trouxe produtos diversos, como, pimentão, berinjela, chuchu, rúcula, espinafre, nozes, morango, abacate, limão e banana. “Posso dizer que este primeiro diz está superando a expectativa”, destacou, enquanto apontava para o último dos mais de 10 maços de alho poró que havia levado para o local.

O produtor Luciano Dhein, de Picada May, também celebrou a inauguração da feira por representar um “extra” para as famílias do campo. Dhein comercializa aipim, chuchu, batata doce, moranga e cenoura, entre outros para as escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também em uma feira livre realizada em Fontoura Xavier. “Aqui a gente tem o contato direto com o consumidor final e isso é muito bom”, salienta o agricultor que também trabalha com bovinocultura de leite ao lado da esposa Jaqueline.

A abertura da Feira teve o apoio do engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Diego Oliveira e contou ainda com a participação de autoridades diversas, como o prefeito de Marques de Souza, Edmilson Dörr, o vice Lucas Stoll e o supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, além de secretários e vereadores, entre outros. Em sua fala, Mallmann – no ato representando o presidente da Emater/RS Geraldo Sandri – parabenizou a comunidade e o esforço da administração para a consolidação da feira. “Nos colocamos à disposição para todo tipo de apoio que for necessário”, frisou.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald