Educação RSS Destaques Imigrante

Feira do Livro de Imigrante será realizada nos dias 10 e 11 de novembro

feira_do_livro_2015_-_foto_de_luise_tombini
Diversas atividades foram programadas para os alunos e a comunidade (Foto: Luise Tombini)

Imigrante realizará nos dias 10 e 11 de novembro a Feira do Livro, no Ginásio de Esportes. Diversas atividades para alunos e a comunidade em geral foram programadas. Novamente, foi realizado um concurso entre os alunos para a escolha do slogan da feira. O escolhido foi “A magia da leitura nos leva à magia do mundo”, do aluno Nícolas Porsche.

A abertura da feira será na quinta-feira (10), a partir das 19h30min, com a recepção da Orquestra Municipal de Imigrante. Após, será realizada a premiação dos vencedores do concurso do slogan da feira, e também a divulgação e premiação do VI concurso de fotografias. Por fim, haverá apresentações das escolas do município e do Grupo Canarinhos, de Garibaldi.

Já na sexta-feira durante o dia serão realizadas contações de histórias e conversas com os escritores Roger Castro e Celso Sisto para os alunos. Às 20 horas iniciam as apresentações para a comunidade em geral, com a orquestra Jovem de Imigrante e as escolas.

A exposição e comercialização de livros será das 19h30min até às 22h do dia 10, e no dia 11 das 8h30min até às 22h, encerramento da Feira do Livro 2016. A realização do evento é do Município de Imigrante em parceria com o SESC.

As atrações

Celso Sisto
Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo, ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil. Entre sua formação está a especialização em literatura infantil e juvenil, Mestrado em Literatura Brasileira, Doutor em Teoria da Literatura. Sisto é responsável pela formação de grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.

Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).

Durante a feira, o escritor irá conversar com os estudantes sobre os livros que foram trabalhados em sala de aula no período que antecede a Feira do Livro. Os alunos da Educação Infantil leram o livro “Eduardo e os elefantes”, 1º e 2º anos leram “Chá das dez”, 3º e 4º anos “Beijo de sol”, de 5º ao 7º anos leram “Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos e outras histórias africanas”, e 8º e 9º anos trabalharam “Rosalva mãos de fada”.

Roger Castro
Roger Castro faz parte da Iniciativa Assessoria e Eventos que atua desde 2005 na promoção, produção e realização de ações educacionais, culturais, recreativas e de lazer. Entre as atividades estão espetáculos, oficinas, palestras, e animações culturais.

Na Feira do Livro, Castro irá interagir com os alunos, recepcionando-os e haverá momentos em que irá contar histórias dos mais consagrados talentos da literatura infantil e infanto juvenil.

Canarinhos Cantores de Garibaldi
O Coro infanto juvenil Canarinhos Cantores de Garibaldi foi criado 2007 por iniciativa do Professor e Regente Celso Fortes. Atualmente, é composto por 50 integrantes a partir dos 6 anos de idade.

Desde 2013, o coro passou a contar em seus ensaios e apresentações com uma banda formada por 5 músicos. Em março de 2014, lançou o seu 1º CD, Vozes da Serra que contou com a participação especial do tenor Dirceu Pastori e da Soprano Franceli Zimmer. Já em 2015 o coro deixou a sua formação original de Canto Coral e está passando a se apresentar em formato de musical.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Imigrante