RSS Rural - Agricultura Estrela

Feira do Peixe de Estrela fecha mês com saldo positivo

Comercialização do pescado atingiu as expectativas (Foto: André Silva)

Moradores de Estrela, municípios vizinhos e visitantes puderam ao longo dos últimos dias, após meses de ausência, contar outra vez com um dos eventos mais aguardados por quem gosta de pescado: a Feira do Peixe de Estrela. E foram quatro as edições em março, organizadas pela Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) de Estrela (Smag) e a Emater/RS-Ascar.

As últimas três apenas ao longo da Semana Santa, a fim de atender a demanda em razão da tradicional data. A avaliação foi positiva, tanto por parte de consumidores como de produtores e organizadores.

Além da edição de retorno dia 10/03, foram realizadas feiras dias 24, 28 e 29, sendo a última em dois pontos distintos. Além da Praça Henrique Roolaart, junto a Feira do Produtor, o pescado podia ser encontrado na Rua Max Henrique Erichen, na entrada do Bairro das Indústrias. Eram comercializadas quatro variedades de carpas (capim; cabeça grande; húngara e prateada) e também tilápias. Segundo o secretário da Agricultura, José Adão Braun, a feira atingiu as expectativas de todos.

“Registramos em todas as edições uma procura intensa pelo nosso pescado. Percebemos clientes que compraram o produto em uma feira e que voltaram em outras, e isto é um bom sinal. Também conversamos com pessoas e vimos o quanto elas estavam satisfeitas. Nossos produtores também se mostraram felizes, e não foi diferente com a gente”, diz.

Considerando uma expectativa inicial de vender no mês entre oito e dez toneladas, Braun destaca “não fizemos ainda um balanço geral, mas foi uma grande quantidade de pescado, semelhante à mesma época no ano passado. O mais importante é que a feira atendeu o objetivo que foi de voltar e atender aos consumidores sempre com peixes de qualidade.”

Quanto ao retorno da feira em um cronograma mensal, ele avisa. “Agora vamos dar uma pequena pausa. Muito porque quem compra peixe nesta época geralmente já o faz para estocar um pouco. Também para realizarmos uma avaliação, um levantamento junto aos nossos produtores, e então definirmos um cronograma. Mas acreditamos que até o início de maio voltamos a realizar outra edição.” Mas informações na Smag pelo telefone 3981-1055.

Texto: Ascom Estrela