Alimentação Os Vales em Notícia Eventos Estrela Geral

Feira do Peixe projeta até dez toneladas nas próximas edições

Última edição de fevereiro ocorre neste sábado. Programação da Semana Santa já está definida

 

Serão mais três edições antes da maior edição do ano, na Páscoa

Será realizada neste sábado (22) mais uma Feira do Peixe de Estrela, a quarta de 2020. Com duas edições mensais, tradicionalmente pré-agendadas sempre para o segundo e o último sábado do respectivo mês, a segunda feira de fevereiro foi antecipada em razão do feriado de carnaval. Programação já está definida até a Semana Santa, quando ocorrem as maiores edições do ano. E os preços serão mantidos, fechando dois anos sem reajuste na Páscoa. O local e o horário são os tradicionais: Praça Professor Henrique Roolaart, das 7h às 11h, ou enquanto houver disponibilidade de peixe.

A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura (Smag), pasta que coordena a feira, é de que até dez toneladas de peixe possam ser comercializados nas próximas edições. Mais de oito toneladas apenas na Semana Santa, quando a mesma ocorrerá nos dias 4, 8, 9 de abril e, se houver disponibilidade de peixe, dia 10 de abril.

Serão mais 1,3 toneladas nas três edições anteriores: 22 de fevereiro; 14 e 28 de março. Neste sábado serão cerca de 500 quilos de carpas em suas quatro variedades, ao preço de R$ 10,00 o quilo da carpa capim e R$ 9,00 as demais (cabeça grande, húngara e prateada).

O município de Estrela incentiva a piscicultura como mais uma fonte de renda aos produtores rurais. Os que estão cadastrados na pasta municipal participam das feiras. Em 2019 foram 21 edições, quando se comercializou mais de 7 toneladas. A maior parte da produção é decorrente da utilização de açudes. Mais informações na Secretaria da Agricultura, telefone (51) 3981-1055.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Crédito: arquivo/Prefeitura de Estrela