Alimentação Rural - Agricultura Lajeado

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado comemora seu primeiro ano de aniversário

Mais de 200 pessoas participaram na tarde desta segunda-feira (27/05), do primeiro aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e produtores ocorreu junto ao espaço da feira, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel. Na ocasião, além da oferta de frutas, hortaliças e produtos de agroindústrias familiares, como pães, batata assada, farinha de milho, erva mate, conservas e compotas, houve uma programação diversificada para marcar a data.

Entre as atrações esteve a degustação de produtos, o sorteio de cestas com cultivos agroecológicos e erva orgânica e água quente para a elaboração do chimarrão, além das presenças da Cervejaria Salva e do “Amigo Suco”. No local, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também realizou a distribuição de sacolas customizadas retornáveis por meio da doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado para entidades assistenciais do município.

Representante do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale, de Lajeado, o agricultor Leandro Lange valoriza a feira como um espaço não apenas de comercialização, mas de convívio social e de troca de experiências. “A gente percebe um aumento da procura a cada dia, com os consumidores tomando conhecimento da feira e adotando a alimentação mais saudável como filosofia”, destaca o produtor, que costuma trazer um mix variado de hortaliças para a feira.

Já a agricultora Joselha Camargo, de Santa Clara do Sul era só sorrisos enquanto preparava a banca com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como inhame, dente de leão, picão preto e beldroega. “Pra nós é uma motivação, a gente cultiva e quanto mais vai dando resultado, mais a gente tem vontade de produzir”, avalia. Não por acaso, ao lado marido Edson Mohr, Joselha já projeta a entrega de frutas como abacaxi, maracujá e figo para o próximo ano. “E o que nos deixa felizes é que a demanda pra esse tipo de alimento só aumenta”, garante.

Quem vê os consumidores passando pelas bancas com uma grande quantidade de sacolas, confirma a tese de Joselha. É o caso da comerciante de Lajeado Maristela Schwarzer, que adquiriu beterraba, cenoura, brócolis, couve-flor, banana, alface roxa, entre outros. Para ela o gosto e a textura são dos alimentos orgânicos chamam a atenção. “Eu frequento feiras nesse modelo há muitos anos e a gente percebe a diferença nos vegetais, que são mais leves, possuem outra consistência”, argumenta, antes de dizer que se considera uma “natureba”.

Para a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz, há que se celebrar a ampliação dos espaços de comercialização orgânicos e que não utilizam, em nenhuma de suas etapas, adubos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias e outros aditivos. “Nestas feiras, todo o cultivo toma por base os fundamentos da agroecologia, com vistas a preservação da natureza, de sua sustentabilidade, da saúde das pessoas e da qualidade de vida”, afirma.

Participam da Feira cinco grupos de agricultores agroecologistas, sendo eles o Orgânicos do Vale de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, o Defensores da Natureza, de Arroio do Meio, o Nostro Lavoro de Dois Lajeados e o Orgânicos de Alto Arroio Alegre e o Orgânicos com Saúde, ambos de Santa Clara do Sul. “Quando a feira iniciou no ano passado, muitos agricultores ainda estavam em processo de transição agroecológica, sendo que hoje todos eles completaram o período de conversão, estando em conformidade orgânica, possuindo certificados ou declarações dos órgãos competentes”, explica Andréia.

A feira tem o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da Associação de Moradores do Bairro Americano. Participaram da celebração de aniversário, autoridades como o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, além de secretários, representantes de entidades, entre outros. “Este é um espaço coletivo, que atende diretamente o consumidor e que representa, hoje, cerca de 30% do mercado que comercializa frutas e verduras”, frisou Lagemann.

Semana do Alimento Orgânico

O aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas integra uma ampla programação estadual que visa a celebrar a Semana do Alimento Orgânico, uma campanha permanente coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Comissões da Produção Orgânica (CPOrgs), em parceria com diversas organizações governamentais e não-governamentais. Entre os objetivos da campanha estão a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos, que regem esse modelo de produção.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald