Alimentação Rural - Agricultura Lajeado

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado terá edição no feriado

Lançada há cerca de dois anos, a Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado ocorre sempre nas segundas-feiras, das 15h às 18h30, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel. E o feriado da próxima segunda-feira (07/09) será a oportunidade para que os consumidores possam adquirir produtos variados, como frutas e hortaliças, além de produtos de agroindústrias familiares, como pães, farinha de milho, erva mate e schmiers, de oito famílias de feirantes, respeitando o distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19.

 

Organizada pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Lajeado com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da Associação de Moradores do Bairro Americano, a Feira conta com a participação de cinco grupos de agricultores agroecologistas, sendo eles o Orgânicos do Vale de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, o Defensores da Natureza, de Arroio do Meio, o Nostro Lavoro de Dois Lajeados e o Orgânicos de Alto Arroio Alegre e o Orgânicos com Saúde, ambos de Santa Clara do Sul.

 

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin salienta que a feira começou com muitos agricultores em processo de transição agroecológica, sendo que o período de conversão foi completado por todos eles, atualmente. “O que significa que todos estão em conformidade orgânica”, explica Andréia. Nesse sentido, a extensionista celebra, ainda, a ampliação de espaços de comercialização de orgânicos, que tem se consolidado na região. “Nestas feiras todo o cultivo tem por base os fundamentos da agroecologia, com vistas à preservação da natureza, de sua sustentabilidade e da saúde das pessoas”, afirma.

 

Uma das feirantes, a agricultora Joselha Camargo, de Santa Clara do Sul se diz motivada com a feira e com o resultado alcançado. “Esse contato direto com o consumidor, a amizade, a demanda garantida é algo que nos deixa felizes”, salienta a produtora que, ao lado do marido Edson Mohr, comercializa também em sua banda as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como inhame, dente de leão, picão preto e beldroega. A Emater/RS-Ascar, que apoia os feirantes, atua vinculada à Secretaria de Agricutura, Pecuária e Desenvoolvimento Rural (Seapdr), do Governo do Estado.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald