RS RSS Rural - Agricultura Lajeado

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas é inaugurada em Lajeado

População aderiu em grande número à feira (Foto: Jovana Dullius)

Em meio a um grande número de consumidores que aguardavam a cerimônia oficial, foi inaugurada nesta segunda-feira (28), na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), a Feira Regional de Agricultores Agroecologistas em Lajeado. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Lajeado, Emater-Ascar/RS, contando com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Americano e Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

“Que bom poder falar para nossas crianças que eles também podem comer alimentos saudáveis, como nós tivemos a oportunidade”, afirmou a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, fazendo menção à agricultura de tempos passados, à oportunidade que se dá no presente, e aos alimentos que são tendência para o futuro.

Por sua vez, o auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Leonardo Toss, salientou que Lajeado e a Emater estavam de parabéns pela iniciativa, pois o consumo de alimentos orgânicos é uma tendência mundial.

Já o gerente regional da Emater/Ascar/RS nos Vales do Taquari e Caí, Marcelo Brandoli, afirmou que a venda direta entre agricultores e consumidores já representa 30% das comercializações de alimentos.

Representando a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG) de Lajeado, engenheira agrônoma e fiscal da feira, Anelise Bohn, destacou que Lajeado já merecia há tempo uma feira de produtos orgânicos, torcendo para que mais agricultores de Lajeado e região passem a produzir alimentos orgânicos.

Por fim, representando os produtores que integram a feira, Leando Lang, do grupo Orgânicos do Vale, afirmou que nesta segunda-feira estava concretizando um trabalho de longo tempo, lembrando que iniciara, ainda em 2014, a produção de alimentos. Por fim, agradeceu às famílias dos agricultores que integram a feira, chamando a atenção para o problema de falta de mão de obra no setor primário. “A gente sabe das dificuldades de produzir, mas seguimos fortes e não vamos parar”, concluiu.

A feira

Como regra primordial, a feira terá como fornecedores agricultores familiares agroecologistas, que fornecerão produtos que tenham origem conhecida e qualidade devidamente comprovada. Cinco grupos de produtores participam da feira. Dois deles já possuem certificação de produção orgânica, que são: Orgânicos do Vale e Defensores da Natureza. Outros três grupos estão em processo de certificação, que são: Orgânicos do Alto Arroio Alegre, Orgânicos com Saúde e Nostro Lavoro. Vale lembrar que o prazo para efetivarem a certificação cessará após um ano de funcionamento da feira, de modo que os agricultores realmente se credenciem legalmente como produtores de alimentos orgânicos. Eles são oriundos de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Dois Lajeados.

A estrutura da feira será montada a cada dia em que se realizar, sendo que a Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), adquiriu a estutura móvel para sua realização. A Feira Regional de Agricultores Agroecologistas ocorrerá toda segunda-feira, das 15h às 19h, na Praça do Papai Noel.

Texto: Ascom Lajeado