Santa Cruz do Sul Alimentação RS Rural - Agricultura Destaques

Feira Rural de Santa Cruz do Sul celebra 39 anos de atividades

Em torno de 80 sócios produtores participam da associação que tem cinco locais de atendimento

A Feira Rural de Santa Cruz do Sul está completando mais um ano de atuação. A organização, que congrega atualmente em torno de 80 sócios produtores, está de aniversário na segunda-feira, dia 23 de setembro, quando completa 39 anos.

Para marcar a data, ocorrem atividades em cada ponto. Na Feira Central, na segunda-feira, ocorre um sorteio de uma cesta de produtos. Já à noite, ocorre um jantar para os feirantes, junto com uma assembleia geral nas Taquareiras, em Linha João Alves.

A associação de 28 famílias produtoras de frutas e verduras, no começo da década de 80, resultou numa das maiores organizações de comerciantes rurais de Santa Cruz do Sul: a Feira Rural. Conta com pontos de venda instalados em seis locais da cidade: no Centro, próximo ao Fórum; na Oktoberfest; no Arroio Grande; na Esmeralda; no Senai e na Avenida Independência.

Desde o início, a feira passou por uma série de mudanças e adequações para se adaptar à legislação e também ao público consumidor. No começo, os vendedores se concentravam na Rua Galvão Costa, defronte ao pavilhão da Oktoberfest, oferecendo sua produção na calçada ou em bancas improvisadas nos próprios carros. Atualmente, os feirantes contam com estruturas nas quais podem efetuar suas vendas de uma maneira mais organizada.

A presidente da Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul (Assafe), Rosane Niedersberg, destaca que a qualidade dos produtos tem sido um dos destaques da Feira Rural. “Sempre priorizamos produtos frescos, com qualidade e os nossos consumidores aprovam”, destaca, Rosane. Um dos destaques é a comercialização de hortigranjeiros produzidos com técnica orgânica, sem a utilização de adubos químicos. Outra vantagem é o preço, pois a associação realiza pesquisas junto aos supermercados para definir os custos de venda, que são em média 20% menores.

Tudo isso contribui para que a feira continue em funcionamento por tanto tempo. Segundo estimativas da Emater, em média são vendidas todos os anos 1,5 mil toneladas de produtos como frutas, verduras, cereais, conservas, cucas, pães, peixes, laticínios, flores, ovos e plantas medicinais. Uma comissão formada pela Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria da Agricultura e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) promove reuniões periódicas para definir as estratégias de funcionamento das feiras.

História

A Feira Rural teve início no dia 23 de setembro de 1980, com 28 famílias que se instalaram na Rua Galvão Costa, que acabaram oriundas dos antigos Clubes 4 S e grupos do Lar. Inicialmente, os artigos eram recolhidos de caminhão fornecido pela prefeitura. Posteriormente, os agricultores se organizaram em grupos e passaram a transportar mesmos os seus produtos até a cidade. O primeiro ponto de vendas foi na rua Galvão Costa, local onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas, depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Após, foram construídas barracas de madeira, cobertas com lona defronte da estação. Em 1984 foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas para os produtores.

Diretoria

A diretoria é composta por Rosane Niedersberg (presidente); Danilo Hentschke (vice-presidente); Giovani Fritzen (secretário); Paulo Nichterwitz (vice-secretário); Carlos Waechter (tesoureiro) e Egon Noy (vice tesoureiro).

Locais de Atendimento

Central

Endereço: Rua Fernando Abott, s/n

Atendimento: Segundas, quartas e sextas-feiras – 15h às 19h

Parque da Oktoberfest

Endereço: Rua João Pessoa, 461

Atendimento: Quartas e sábados – 6h às 12h

Arroio Grande

Endereço: Rua Pereira da Cunha, 360

Atendimento: Terças – 14h às 19h; e sábados – 6h às 12h

Senai

Endereço: Rua Gaspar Bartholomay, 577

Atendimento: Terças – 14h às 19h, e sábados – 6h às 12h

Esmeralda

Endereço: Rua Barreto, 197

Atendimento – Terças – 14h às 19h, e sábados – 6h às 12h

Independência

Endereço: Avenida Independência

Atendimento: Terças: 14h às 19h, e sábados – 6h às 12h