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Feira Virtual de produtores rurais oferece serviço de disque perdas em razão da pandemia

Produtores rurais podem contar agora com um novo canal exclusivo e gratuito para comunicar sobre possíveis perdas de alimentos ocasionadas por problemas na comercialização em razão da pandemia da Covid-19. O acesso ao número de contato feito por meio de WhatsApp, disponibilizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, já está disponível dentro da plataforma digital da Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), lançada pela Emater/RS-Ascar.

O atendimento do Disque Perdas será iniciado automaticamente com o envio de perguntas essenciais para que a situação de cada agricultor familiar seja analisada individualmente. Lembrando que o novo serviço é nacional e não exclusivo da Fevaf, portanto os agricultores também podem utilizá-lo mesmo sem serem cadastrados na plataforma da Feira Virtual pelo (61) 9873-3519.

Desde meados de abril até o início de julho, 874 empreendimentos de agroindústrias, cooperativas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul constam no cadastro Fevaf, que conta com 80 mil acessos de visitantes, 230 instalações ativas (aplicativo baixado) e está disponível em https://bit.ly/2XtLndL.

O objetivo deste hotsite é aproximar produtores e consumidores, favorecendo o escoamento da produção por meio desse atendimento virtual, em especial neste período de quarentena e de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus.

A plataforma da Feira Virtual foi idealizada e elaborada pelas gerências Técnica (GET) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Nela estão sendo cadastradas agroindústrias que integram o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), agricultores familiares com DAP e cooperativas com DAP jurídica que têm produção para vender diretamente ao consumidor.

 

Texto: Taline Schneider/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom