Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Feirantes e produtores recebem recursos para compra de equipamentos

Suco feito na hora é uma das novidades da Feira (Foto: Gisele A. Feraboli)
Suco feito na hora é uma das novidades da Feira (Foto: Gisele A. Feraboli)

Produtores e feirantes da Associação dos Agricultores Familiares de Encantado foram contemplados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) com o valor de R$ 54.487 para a aquisição de equipamentos. O projeto havia sido encaminhado em 2013 e contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal da Agricultura. A entrega dos equipamentos ocorreu recentemente com a presença do prefeito Paulo Costi, feirantes, agricultores e autoridades municipais ligadas ao setor agrícola.

Juntamente com a contrapartida dos associados, o investimento chega a aproximadamente R$ 65 mil. Este montante, resultou na aquisição de 215 caixas de mercado, 21 expositores, três balanças com capacidade para 30 quilos e uma para 300 quilos, uma despoupadeira para fazer poupa de frutas, três mesas inox, um ar condicionado, um desidratador para agroindústria, um equipamento para fazer suco e uma seladora a vácuo.

Autoridades, feirantes e agricultores no dia da entrega dos equipamentos (Foto: Gisele A. Feraboli)
Autoridades, feirantes e agricultores no dia da entrega dos equipamentos (Foto: Gisele A. Feraboli)

Os equipamentos começaram a ser utilizados na sexta-feira (21) oferecendo aos feirantes e às pessoas que adquirem os produtos, melhores condições de exposição dos produtos comercializados. Conforme o presidente da Associação, Jusimar Brandão, “além de melhorar a Feira do Produtor, os novos equipamentos também irão auxiliar na melhoria da produção. Agora, por exemplo, teremos suco natural feito na hora na Feira”.

O secretário municipal da Agricultura e do Desenvolvimento, Roberto Pretto, destaca que “os feirantes e agricultores estão se qualificando na busca da melhoria dos produtos e do atendimento. Isso irá agregar valor à produção e também melhorar a renda dos produtores”.

O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Higor Barcelos, comemora a conquista dos recursos. “Ficamos felizes em ver concretizada uma política pública para beneficiar a sociedade. O resultado também é devido as parcerias que conseguiram articular este projeto que visa qualificar e melhorar os produtos”.

A Feira do Produtor está localizada ao lado da Casa de Cultura e ocorre nas terças, sextas-feiras e sábados das 6h às 10h30min.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Encantado